SETE COISAS QUE DEUS ODEIA


Provérbios 6:16-19 “ Estas seis coisas o Senhor odeia ; sim, sete lhe são abomináveis:  olhar altivo, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que maquina imaginações perversas, pés que são ligeiros. correndo para o mal, uma testemunha falsa que fala mentiras, e aquele que semeia discórdia entre irmãos.


Quando observamos esses versículos vemos que Deus considera valores, ou seja, pesa nossas atitudes, ou seja, leva em conta o tipo de pecado cometido. Os pecados desta lista não são pecados de fraqueza ou de prazer. Os pecados nesta lista não são pecados resultantes de tentação.


Tanto assim que a Bíblia fala que há pecados que são para a morte (1ºJo 5:16-17) e se há alguns pecados que levam a morte, há, portanto, pecados que não são para morte imediata. Logo, fica evidente que seremos julgados de acordo com nosso grau de ofensa a Deus: ““Pois todos nós devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba de acordo com as obras praticadas por meio do corpo, quer sejam boas quer sejam más.” 2 Coríntios 5:10 NVI.


  1. Um olhar orgulhoso. 


Um olhar altivo demonstra arrogância, presunção, julgar-se melhor ou superior. Foi o erro de Satanás, julgar-se superior a Deus. 


Isso ocorre, às vezes, dentro da igreja. Pessoas, movidas por inveja, menosprezam o ministério de alguns irmãos. Deus valoriza a humildade, e Paulo nos adverte sobre isso: ““Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a vocês mesmos,”Filipenses 2:3 NVI


Muitos correm o risco de irem para o inferno por causa do orgulho, julgarem que são bons demais, sem pecado, e que não precisam de um Salvador. Eles acham que se bastam.


2. Uma língua mentirosa. 


Jesus declarou-se a VERDADE em João 14 e declarou Satanás um MENTIROSO em João 8. Não há nada na mentira que Deus goste. E Deus sabe que a mentira pode trazer consequências desastrosas na família, na igreja e na sociedade em geral. 

Ela pode levar à perda de confiança ao ser descoberta, levando a rupturas nos relacionamentos, chegando a causar, no traído, dor emocional e levando a insegurança, a perda de apetite, insônia, sentimento de rejeição,  depressão e podeno causar até a morte. E, quando acontece no meio da igreja, pode causar consequências imprevisíveis e até eternas.


3. Mãos que derramam sangue inocente. 


Deus é o autor da vida e valoriza a santidade da vida humana. Ele abomina a violência e a injustiça que resultam na morte de inocentes.


4. Um coração que cria imaginações perversas. 


Deus sonda os corações e conhece os pensamentos mais íntimos. Ele se entristece com a presença de pensamentos maliciosos e maus desejos em nossas mentes. Deus criou nossas mentes para imaginar coisas boas. Ele nos deu uma mente complexa e surpreendente para refletirmos sobre o bem. Quando usamos nossa mente para imaginar coisas más, isso é um terrível uso indevido de Sua obra.


Há pessoas que constantemente maquinam o mal em todos os sentidos. Só pensam nos próprios interesses, não importando se está prejudicando seu semelhante, ou se estão ofendendo a Deus.


Portanto, Deus odeia tanto a falta de amor e perversidade que chegou a  destruiu nosso mundo com um grande dilúvio porque “toda imaginação dos pensamentos do coração do homem era apenas má continuamente” (Gn 6: 5). 


5. Pés que são rápidos na corrida para o mal. 


Pés que se apressam a correr para o mal: Deus quer que escolhamos o caminho da retidão e da justiça, não o caminho do pecado e da maldade. Ele deseja que resistamos à tentação e evitemos o mal. Espera que nos apressemos em levar o conhecimento da salvação e não da perdição.


6. Uma falsa testemunha que fala mentiras. 


Deus considera a verdade como fundamental para o caráter, e Ele abomina a falsidade e a injustiça. Ele deseja que sejamos honestos em nossas interações com os outros. Deus odeia especialmente a mentira quando se trata de questões de justiça. Uma “testemunha” que mente num processo judicial coloca uma pessoa inocente em perigo. Além disso, uma falsa “testemunha”protege uma pessoa culpada e a protege de um castigo justo. 


Devemos, também, nos preocupar com o testemunho que estamos dando com nossa vida espiritual. A Bíblia diz que somos observados por uma nuvem de testemunhas do mundo espiritual: ““Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo‑nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve e corramos com perseverança a corrida proposta para nós,” Hebreus 12:1 NVI


7. Aquele que semeia discórdia entre os irmãos.


Deus valoriza a unidade e o amor entre Seus filhos. Ele aborrece aqueles que causam divisão e discórdia entre irmãos, pois isso vai contra Seu desejo de que vivamos em harmonia e paz uns com os outros.



Deus odeia aqueles males que são planejados. Deus odeia aqueles pecados que exigem premeditação e planejamento, que são diferentes do pecado fruto da tentação. Portanto, abomina pecado friamente planejado para causar o mal, prejudicar o semelhante, muitas vezes por interesses, quer sejam sobre política, dinheiro, vingança, inveja até mesmo dentro da igreja…


Portanto, se observarmos essa lista de pecados de provérbios fica evidente que se trata de ofensas aos nossos semelhantes, aos nossos irmãos, tanto assim que, observando o contexto dessa passagem, vemos que Salomão está tendo uma conversa aconselhando o seu filho, falando das características do homem perverso (versos 12-15), que pratica o mal contra seu semelhante e que, por isso, terá um fim dramático: ““Por isso, a desgraça se abaterá repentinamente sobre ele; de um golpe será destruído irremediavelmente.” Provérbios 6:15 NVI. 

Logo, com relação aos sete pecados citados inicialmente, vemos a ira do Senhor contra quem pratica deliberadamente qualquer dessas maldades contra seu semelhante. Essa atitude deixa claro que a pessoa não ama o seu próximo, descumprindo o mandamento de “amar o próximo como a si mesmo”. 

Que o Senhor, através do Senhor Espírito Santo, derrame em nossos corações o amor ao próximo.

Em nome de Jesus!