FIQUE TRANQUILO, NOSSO PAI ESTÁ NO CONTROLE 

E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito" (Romanos 8:28,

Essa passagem é uma promessa tranquilizadora para nós os cristãos. Ela é uma certeza de que estamos seguros pela poderosa proteção do Senhor nosso Deus. Confiemos que o Senhor criou cada um de nós com um propósito e Ele cuida para que alcancemos esse objetivo. Sem dúvida, esta é uma das maiores promessas da Bíblia. Essa passagem das Escrituras nos oferece esperança e encorajamento diante dos desafios que um Cristão tem que enfrentar nesse mundo caído.

Contudo existem, na verdade, situações que desafiam nossa fé. Por exemplo, a morte de uma criança  repentinamente, um cônjuge que abandona o outro porque ele é seguidor de Cristo, um policial, ainda jovem, que, no cumprimento do dever, é morto por um marginal. Poderíamos citar aqui inúmeras outras circunstâncias negativas, tristes, que poderiam nos levar a questionar a veracidade desse versículo. Contudo, se compreendido e aplicado corretamente, este confortador versículo pode transformar toda a sua visão da vida.

Não são as circunstâncias, ameaças ou ataques do inimigo que impedirão o sucesso dos projetos de Deus em nós. Mesmo que nós, com nossas atitudes, retardemos a vitória, ela prevalecerá em Deus, pois “maior é o que está em nós”. Veja que o apóstolo usa a palavra “sabemos”. Isso indica que ele não está duvidando, ou com desejo de que aconteça. Ele sabe dessa verdade no seu coração. É uma convicção profunda que vai além da mera esperança.

Quando ele diz também “todas as coisas cooperam para o bem” está destacando que cada fato, cada desafio, cada alegria e cada tristeza, tudo que nos acontece são instrumentos nas mãos do Senhor para  moldar e orientar aqueles que o buscam, enfim, para nosso crescimento pessoal. É uma declaração tremenda de uma pessoa —o apóstolo Paulo— que, veja bem, não teve uma vida fácil, depois de sua conversão. Antes ele era uma pessoa de prestígio, culto e tudo indica que era de uma família rica. Agora, convertido, ele trazia cicatrizes e lembranças de muitas tribulações. Numa passagem das Escrituras, ele nos deu um relato das desgraças que sofreu, rejeição por parte dos seus, fome, sede, solidão, doença, prisão, roubos, flagelos, naufrágios, e muito mais em 2º Co 11:23-30. E ainda assim, diz ele, "sabemos que todas as coisas, não algumas coisas, ou mesmo a maioria das coisas, mas todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus...." Ele tinha una visão muito além dos sofrimentos passageiros desse mundo. Ele SABIA que o prêmio que o aguardava era indescritível de tremendo. E sabia, também, que estava sendo moldado para ter uma vida plena no Reino de Deus. 

Na sequência do versículo destaca para quem essa promessa é direcionada: "aqueles que amam a Deus”. Aqui, Paulo mostra a importância do relacionamento pessoal com Deus. A promessa de que todas as coisas concorrem para o bem não é universal, mas específica para aqueles que amam a Deus e buscam fazer a Sua vontade. A demonstração do amor a Deus é batalhar para fazer a Sua vontade. Portanto, não podemos visualizar nessa passagem a  predestinação, porque aí tem o se, a condição, ou seja, ela é direcionada para aqueles que amam a Deus, repito,  são para os que buscam a fazer a vontade de Deus. Portanto, essa promessa não se dirige a quem apenas reconhece a existência de Deus, mas a quem ama a Deus, ama-o porque respondeu positivamente ao seu apelo à salvação. Em outras palavras, é uma promessa para aqueles que se arrependeram dos seus pecados e, pela fé, receberam Jesus Cristo como Senhor e Salvador

A segunda parte do versículo destaca a condição daqueles "que são chamados segundo o seu propósito". Isso ressalta a ideia de que cada pessoa tem um propósito designado por Deus. A vida não é regida apenas pelo acaso, mas há uma orientação divina que molda e direciona os eventos de acordo com um plano maior.

A promessa de que todas as coisas concorrem para o bem não implica que a vida dos crentes será isenta de dificuldades. Afinal estamos vivendo num campo de batalha, e nosso inimigo é poderoso. Contudo devemos confiar que apesar das lutas, sairemos vitoriosos, pois quem garante isso é o próprio Senhor Jesus: “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No Mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu Venci o Mundo.  João 16:33

Milagres só acontecem na tribulação. Quando tudo vai bem, não precisa milagres. Mas, quando tudo parece estar perdido, quando se esgotaram os recursos, quando parece que não há saída,  ou seja, milagres acontecem muito mais no deserto do que no jardim.

O que Paulo está dizendo é, que mesmo no deserto, Deus está conosco, no controle. Ou seja, Devemos definir a palavra “Bem”. Paulo diz que “todas as coisas contribuem juntamente para o bem”. Mas que bem é esse? Será saúde, felicidade, paz na família, dinheiro, fartura, bom trabalho e uma casa boa para morar. E muitas pessoas se decepcionam quando seus projetos fracassam, ou quando acontecimentos inesperados e trágicos acontecem. 

Precisamos entender que o Senhor quer nos abençoar aqui na terra, e muitas vezes tem nos livrado, sem que o saibamos. Mas precisamos entender que o projeto principal de Deus para nós, é muito mais amplo, é um bem fantástico. E Paulo nos mostra esse projeto do bem, no versículo seguinte: “Porque aqueles que Deus de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à semelhança de seu Filho” (8:29). 

Isaias 57.1

Portanto, resumindo, podemos dizer que Deus quer nosso “bem” aqui, desde que isso não inerfira no Seu projeto maior para nós. E para que fique evidente que o que consideramos bem, pode ser diferente da visão cósmica do Senhor, vejamos duas passagens da Bíblia, a seguir: 

  • Perece o justo, e não há quem se impressione com isso; e os homens piedosos são arrebatados sem que alguém considere nesse fato; pois o justo é levado antes que venha o mal e entra na paz; descansam no seu leito os que andam em retidão”Isaías 57:1-2
  • Pelo que, eis que eu te reunirei a teus pais, e tu serás recolhido em paz à tua sepultura, e os teus olhos não verão todo o mal que hei de trazer sobre este lugar. Então, levaram eles ao rei esta resposta.” 2º Reis 22:20

Por esses versículos vemos que a morte, que é o caos, mas Deus a usa para o bem, pois o mal maior que a morte física, é a morte espiritual. 

Mas, como enfatizado no versículo injcial desse texto, para que a promessa, nele contid, seja aplicável a sua vida, certifique-se de que você se arrependeu de seus pecados e, pela fé, recebeu Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador pessoal, e tenha certeza de que- -como um crente - você está dando a ele a prioridade em sua vida e vivendo em obediência amorosa. Jesus disse, em Mateus 6:33: “Mas buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”.

Glória a Deus! Amém!