COMPAIXÃO- O que é?


Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor. Mateus 9:36


As definições de compaixão incluem sentir tristeza por alguém, ser solidário e preocupar-se com o bem-estar dos outros. Ela também pode ser descrita como participar no sofrimento dos outros. Frequentemente combina-se a um desejo de aliviar ou minorar o sofrimento de outro ser, bem como demonstrar especial gentileza para com aqueles que sofrem. A verdadeira compaixão vai além da piedade, mas é caracterizada através de ações de atitudes efetivas para minimizar o sofrimento alheio. É quando uma pessoa, de fato, se compadece pelo sofrimento do próximo.

O princípio da compaixão é uma constante em toda a Bíblia. Essa deve ser uma das principais características do Cristão, convertido, pois o Senhor nosso Deus, nosso pai, é frequentemente descrito como compassivo e cheio de misericórdia. No Antigo Testamento, a compaixão é frequentemente atribuída a Deus. O Salmo 103:13 proclama: "Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece dos que o temem." Essa compaixão é uma manifestação do amor divino que se estende mesmo àqueles que falham, mas que se arrependem e buscam a Deus..

Uma pessoa que tem compaixão ao próximo é aquela que consegue compreender o estado emocional alheio e ter dó de sua condição, desejando que esta consiga superar ou aliviar o seu sofrimento. Por exemplo, se alguém sente tristeza por presenciar a miséria ou infelicidade de outro indivíduo, esta empatia pode ser entendida como compaixão. Diferentemente do simples sentimento de empatia, a compaixão se foca no desejo da pessoa de aliviar o sofrimento da outra pessoa. Neste casos, por exemplo, são comuns os atos altruístas”. Essa é auma definição que encontramos no site: https://www.significados.com.br/

Podemos ver, também, um dos versículos bastante conhecido que destaca a compaixão na Bíblia, e que é encontrado no Antigo Testamento, no livro de Êxodo 34:6-7: "O Senhor, o Senhor, Deus misericordioso e piedoso, tardio em irar-se e grande em benignidade e verdade; que guarda a beneficência em milhares; que perdoa a iniqüidade, e a transgressão e o pecado." Essas palavras revelam a natureza compassiva de Deus, descrevendo Sua disposição em perdoar e mostrar misericórdia para com Seu povo. Ou seja, manifesta o desejo de Deus de acolher o pecador arrependido. 

Um exemplo notável de compaixão é o relato do Bom Samaritano, compartilhado por Jesus em Lucas 10:25-37. Nessa parábola, um samaritano, tradicionalmente considerado um estrangeiro e inimigo pelos judeus, demonstra compaixão ao ajudar um homem ferido à beira da estrada, enquanto dois religiosos, um levita e um sacerdote, passam indiferentes. A mensagem é clara: a compaixão transcende barreiras culturais. É fazer o bem até aos possíveis desafetos, pois é um mandamento divino para todos.

A verdadeira compaixão , ou misericórdia, às vezes pode ser quando uma autoridade perdoa um condenado, ou nós mesmos,  temos oportunidade de nos vingar de alguém que nos feriu ou maggoou profundamente, mas decidimos perdoar. A compaixão é o aspecto prático do espírito de perdão que deve ser inerente ao cristão.

Lembro-me de algo que me contaram, ou li em algum lugar, não sei. Refere-se a um brasileiro que foi trabalhar em uma fábrica de carros em um país muito frio. Um colega de trabalho, cidadão daquele país, sempre ia buscá-lo no hotel, e, quando chegavam na fábrica, ele estacionava logo na entrada do estacionamento, mesmo este estando vazio, e caminhavam no frio até o escritório. Certo dia o brasileiro perguntou a ele porque não parava mais perto, e ele respondeu que era para deixar lugar para quem chegasse atrasado e não tivesse que se atrasar mais ainda. Isso é fazer o bem, sem olhar a quem. Sem pensar em recompensa igual ao Bom Samaritano. 

O Novo Testamento continua a mensagem de compaixão, centralizada na vida e ensinamentos de Jesus Cristo. Jesus é frequentemente descrito como cheio de compaixão, como em Mateus 9:36, que relata: "Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor." Seu ministério é caracterizado por curas milagrosas, perdão aos pecadores e atenção aos marginalizados, refletindo a compaixão divina em ação. Mas o Seu maior gesto de compaixão foi entregar-se em sacrifício por compaixão exatamente pelos pecadores que haviam ofendido a Deus. 

Que o Senhor derrame constantemente em nosso coração a compaixão pelos perdidos.

Em nome de Jesus. Amém!