AQUIETAI-VOS

"Mas o Senhor está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra." (Habacuque 2:20)

"Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra." (Salmos 46:10)


Por natureza somos irrequietos e agitados, mas em momentos de crise ou tensão esta inquietação aumenta. Aí sentimo-nos obrigados a tomar decisões, procurar soluções e planejar estratégias. Se não sabemos o que fazer ficamos andando em círculos procurando uma saída, ou falamos sem parar para expressar nossa preocupação e frustração. Com essa atitude acabamos num ativismo incansável que pode agravar nossa situação com insônia, estresse, depressão, desentendimentos no lar, no trabalho, etc.                       

Ou seja, procuramos primeiramente usar nossa própria força ou sabedoria para vencer as tribulações. Isso acontece, por exemplo, quando há uma enfermidade. Às vezes, primeiramente tomamos os remédios, procuramos os médicos e quando não há mais recursos, lembramo-nos de recorrer ao nosso pai que é o médico dos médicos. Isso acontece em quase todas adversidades porque passamos. Primeiramente agimos, depois recorremos a Deus. Veja o que Moisés disse ao povo de Israel no deserto, quando viam o exército de faraó se aproximando atrás deles e pela frente tinham o mar vermelho, e ainda, para piorar, havia uma multidão incrédula lastimando e duvidando dele e de Deus :“Disseram a Moisés: Será, por não haver sepulcros no Egito, que nos tiraste de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos trataste assim, fazendo-nos sair do Egito? Não é isso o que te dissemos no Egito: deixa-nos, para que sirvamos os egípcios? Pois melhor nos fora servir aos egípcios do que morrermos no deserto. Moisés, porém, respondeu ao povo: Não temais; aquietai-vos e vede o livramento do SENHOR (grifo nosso) que, hoje, vos fará; porque os egípcios, que hoje vedes, nunca mais os tornareis a ver. O SENHOR pelejará por vós, e vós vos calareis.Êxodo 14:11-14. Seja qual for a dificuldade que estivermos passando, saibamos que o Senhor está atento ao que acontece conosco e tem todo poder. Para Ele, não há impossível.


Como cristãos, além das notícias diárias, contamos com as profecias claras das Escrituras. Elas mostram que, antes de melhorar (com a vinda do reino de Deus), as coisas vão piorar (e muito!). AS TREVAS COBRIRÃO A TERRA E HAVERÁ PRAGAS, GUERRAS, FOME, TERROR E TRIBULAÇÃO. Precisamos, portanto, nos sintonizar mais com Deus , começar a separar tempo e espaço para Deus cada dia, para que, em constante comunhão com o Senhor, o Espírito Santo abra nosso olhos e ouvidos, a fim de que percebamos soluções vindas de Deus muito mais do que do nosso próprio esforço. Um exemplo fantástico disso vemos em 2º Reis 6:11-20, quando o rei da Síria enviou um exército para prender o profeta Eliseu. Quando o seu auxiliar viu que estavam cercados ficou apavorado, mas Eliseu orou a Deus para que abrisse os olhos dele e ele viu “…que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu”. Portanto “Se vivemos no Espírito, Andemos também no Espírito”.  Gálatas 5:25. Ou seja, andemos por fé e não pelo que vemos.

Portanto, à medida que se aproxima o fim dos tempos a batalha espiritual vai aumentando. Satanás e seus comparsas vão ficando mais agressivos, mas nós não devemos desesperar porque “maior é o que está em nós, do que o que está no mundo”. É o Senhor Espírito Santo que habita em nós. A mensagem, para nós, é a mesma que o Senhor disse a Josué mais de uma vez, quando estava para conquistar a terra prometida, “não tema”. Ou seja, repetindo o que o Senhor disse através de Moisés “ aquietai-vos e vede o livramento do Senhor”. 


É importante lembrar que  não estamos pregando a passividade, a inoperância, o Senhor Deus, nosso pai, é  de ação, dinâmico. Basta lembrar que ele criou o mundo. Por isso, Ele ia agir, mas ordenou a Moisés que o povo fizesse sua parte “diga ao povo que marche”. O mesmo ocorreu com Josué. Ele não deveria temer, mas deveria marchar para conquistar “a terra prometida”. Portanto, nada de pânico, temor, estresse, falta de fé, mas sim comemoração porque a vitória está próxima com a volta do nosso Senhor e salvador Jesus. Portanto, marchemos.

Amém!