JEREMIAS PERSISTENTE 


 Vamos refletir sobre a vida de Jeremias e seu chamado para ser profeta. Veremos que ele, inicialmente, ficou relutante, e, mesmo assim, perseverou enfrentando inúmeras tribulações cumprindo sua árdua missão, servindo de exemplos para nós. Na vida cristã, como Jeremias, muitas vezes, estamos prontos para dizer não, quando somos chamados para a obra de Deus: Eu estou muito ocupado. Quando puder irei. Quando aposentar. Já fiz tanta coisa na igreja. Sou muito velho ou muito jovem para isso. Não é o meu dom, ou então simplesmente dizemos “eu tenho um compromisso.”  

Vamos refletir sobre essa situação, caminhando um pouco com Jeremias no seu chamado para ser profeta: “A palavra do Senhor veio a mim, dizendo: “Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi; antes de você nascer, eu o separei e o designei profeta às nações”. Mas eu disse: Ah, Soberano Senhor! Eu não sei falar, pois ainda sou muito jovem.” Jeremias 1:4-6 NVI 

 Uma desculpa muito comum é o sentimento de inferioridade. No caso de Jeremias ele alegou sou jovem, não sei falar. O Jeremias era filho e neto de sacerdotes, portanto deveria conhecer as Escrituras e saber que idade não é problema para o Senhor, pois chamara Moisés e Abraão em idades já avançadas para missões importantes e grandiosas.

 Um outro exemplo marcante é quando Jesus chamou alguns discípulos e eles atenderam prontamente. Primeiro chamou os irmãos Pedro e André pescadores e a seguir chamou, os também irmãos e pescadores, Tiago e João e todos O seguiram imediatamente. Depois chamou Mateus, o publicano, um coletor de impostos, e ele também o seguiu imediatamente. Outro que foi chamado para ser profeta e se prontificou foi Eliseu. Assim que Elias o viu arando o campo, o chamou, e ele só pediu para se despedir dos pais e voltou matou duas juntas de bois e fez um churrasco com o povo e partiu com Elias e se tornou profeta no lugar de Elias, quando este foi arrebatado. 

 Essas pessoas citadas tinham a noção bem clara de que ser chamado para servir ao Senhor é um dos maiores privilégios para alguém. Eles não achavam que era um fardo, e sim uma bênção maravilhosa. Veja que o Senhor não chamou vadios, mas trabalhadores. Inclusive, Mateus tinha uma atividade privilegiada, pois os publicanos ganhavam bem. Portanto, quando sentirmos o chamado, se não pudermos dedicar tempo integral à obra, tracemos estratégias para que separemos algum tempo para isso. Para descobrir qual é nosso dom, comecemos nos envolvendo com qualquer atividade na igreja, e aos poucos Deus vai abrindo as portas. Quem sabe, com o tempo, o Senhor nos abençoe para que tenhamos condição de nos dedicar em tempo integral. Ninguém entra para o exército como general, mas como soldado, com excessões. 

 Portanto, o que está nos impedindo de fazer a obra? É achar que não sabemos falar, que somos muito jovens ou velhos demais, ou são as redes de pescaria, ou é a coletoria ou a junta de bois. O que não podemos é tentar terceirizar a obra de Deus, achando que é responsabilidade só dos líderes da igreja.

 Por outro lado, o Senhor, quando viu a indecisão de Jeremias, disse a ele: “Não tenha medo deles, pois eu estou com você para protegê-lo, diz o Senhor. “ (Jeremias 1:8). Ele está dizendo para nós hoje, não tema. Muitas pessoas têm medo de se envolver, e foi o que fizeram os israelitas no deserto. Tiveram receio de tomar a terra prometida por medo dos habitantes que eram muito e altos. Com isso, estavam dizendo que Deus era inferior em poder àquelas pessoas. Por isso Deus não os deixou entrar em Canaã. 

 Muitos não demonstram sua fé no trabalho, na faculdade, na vizinhança, na família. Pertencem à polícia secreta. Deus não quer seus filhos em cima do muro. Jesus diz que aquele que se envergonhar dele, Ele também se envergonhará dele, quando vier em glória (Marcos 8:38). Nesse sentido, uma das armas muito usada por satanás é o bullying. Se você nunca sofreu bullying por ser cristão, talvez tenha que rever sua postura cristã. Jeremias foi muito criticado por crer e obedecer a Deus, mas não desistiu: “Persuadiste-me, ó SENHOR, e persuadido fiquei; mais forte foste do que eu e prevaleceste; sirvo de escárnio todo o dia; cada um deles zomba de mim. Porque, sempre que falo, tenho de gritar e clamar: Violência e destruição! Porque a palavra do SENHOR se me tornou um opróbrio e ludíbrio todo o dia”. Jeremias 20:7-8 

 Jeremias, apesar de sua resistência inicial, obedece e procura fazer a obra de Deus. E ele, aos olhos do mundo, pode ser considerado um fracassado: “por 40 anos serviu o porta-voz de Deus para Judá, por 40 anos serviu como porta-voz de Deus para Judá, mas quando falava, ninguém o ouvia. Constantemente, compaixão, ele os exortava a agir, mas ninguém se movia. Jeremias não conseguiu sucesso material. Era pobre e sofreu severas privações para que pudesse entregar suas profecias. Foi lançado na prisão (Jr 3:37) e em uma cisterna (Jr 38). Foi levado para o Egito contra sua vontade (Jr 43). Foi rejeitado por seus vizinhos (Jr 11:19-21), sua família (Jr 12:6), pelos sacerdotes e falsos profetas (Jr 20:1-2; 28:1-17), por seus amigos (Jr 20:10), seu público (Jr 26:8) e pelos reis (Jr 36:23). Bíblia de Estudo e aplicação pessoal, versão Almeida RC”. 

 Talvez você esteja assim como aconteceu com Jeremias, achando que é um fracasso espiritual. Talvez ache que Deus não está aprovando seu ministério, pois todos o desprezam. Esperava ver multidões se convertendo e nada, mas se você está sendo obediente e fiel a Deus, você é bem sucedido. Contudo, mesmo com toda rejeição, sempre há colheita de almas, como no ministério de Jeremias, podem ser citados: Gedalias; o rei Josias; o rei Jeoiaquim, o escriba Baruque; O eunuco Etíope, Ebede-Meleque que inclusive tirou Jeremias da cisterna onde fora lançado. Para Deus uma alma vale mais que o mundo tido. Noé cumpriu o propósito do seu chamado, apesar de salvar só sua família. Assim sendo não foi um fracasso. Fracasso é se omitir, ficar em cima do muro. Senhor Deus, nos prontificamos a fazer a Sua vontade. Que o Senhor Espírito Santo nos oriente, nos fortaleça e nos dê autoridade e amor pela obra do Senhor e pelo próximo. Em nome de Jesus! Amém