AS PEDRAS DO CAMINHO

A Bíblia é repleta de figuras de linguagem do Gênesis ao Apocalipse. A palavra pedra ou rocha são usadas muitas vezes nesse sentido e aparecem quase quinhentas vezes na Bíblia.  E nós, enquanto estivermos na terra, vamos sempre encontrar pedras pela frente, e isso é consequência da queda de Adão e Eva. Cabe a nós decidir o que fazer com elas. Jesus deixou isso claro quando afirmou que “no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, pois venci o mundo”. Ou seja, se Jesus estiver conosco poderemos usar essas pedras como bênçãos. 

A própria Bíblia cita esse aspecto das pedras ou rochas corresponderem a Jesus “ … Pedra Viva… ou pedra angular, escolhida e preciosa”. Contudo para outros ela pode ser  “…pedra de tropeço e rocha que causa queda”:

4Achegando-vos a Ele, a Pedra Viva, rejeitada pela humanidade, mas eleita e preciosa para Deus, 5vós também, como pedras vivas, sois edificados como Casa espiritual, com o propósito de serdes sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo. 

6Porquanto, assim está registrado na Escritura: “Eis que ponho em Sião uma pedra angular, escolhida e preciosa, e aquele que nela deposita sua confiança jamais será envergonhado”. 

7Assim sendo, para vós, os que credes, ela é preciosa, mas para os que não crêem, “a pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a principal, a pedra angular”, 

8e, “pedra de tropeço e rocha que causa a queda”; porquanto, aqueles que não crêem tropeçam na Palavra, por serem desobedientes, todavia, para isso também foram destinados. 1º Pedro 2

O apóstolo Paulo diz que as tribulações, pedras do caminho, por que passou serviram para o progresso do evangelho (Fil 1.12-14). Ou seja, as pessoas vendo as lutas que ele tem passado e que ele, mesmo assim, continua firme, lúcido, determinado e confiante em Deus, são motivos de encorajamento e exemplo. Portanto, quando passamos por tribulação como decepção com irmãos, com a igreja, familiar e pessoal, saiba que Deus pode usar isso para a glória do nome dele, pois está nos forjando para sermos bênçãos. O soldado só se torna herói na batalha. Quando enfrentamos tribulações e vencemos, com a ajuda de Jesus, nos tornamos aptos a ajudar, no futuro, os irmãos que porventura estejam passando pelas mesmas tribulações, pois fomos ensinados na luta pelo melhor professor que existe, Jesus: “Ele nos auxilia em todas as nossas aflições para podermos ajudar os que têm as mesmas aflições que nós temos. E nós damos aos outros a mesma ajuda que recebemos de Deus. (2 Co 1.4)”

Como já disse em outro texto meu, Davi enfrentou uma grande pedra de tropeço, Golias, com apenas uma pedra, e isso serviu para mostrar o poder de Deus e para engrandecimento de Davi como futuro rei de Israel. As pedras do caminho podem nos promover. Basta que tenhamos coragem, confiança em Deus e disposição para fazer a obra do Senhor. 

Portanto, as pedras no nosso caminho podem ser a oportunidade para Deus mostrar Seu poder e alcançar os perdidos. Isso pode ser comprovado com Daniel na cova dos leões, com Sadraque, Mesaque e Abdenego na fornalha ardente, com Moisés em várias oportunidades e com muitos outros homens e mulheres de Deus. Podemos citar também quando o Senhor derrubou as pedras do muro de jericó, apenas com os gritos do seu povo. Logo, não nos acovardemos diante das montanhas de tribulações que possam parecer invencíveis, pois o Senhor é mais poderoso que qualquer poder existente. 

Que não nos acovardemos como os israelitas no deserto diante dos adversários e também que demos sempre glória a Deus pelas montanhas que escalarmos. Para ilustrar, conta-se a história de um rei que colocou uma pedra no meio de um caminho por onde passava muitas pessoas. Todos que passavam por ali se desviavam dessa pedra, até que um resolveu esforçar-se e removê-la, debaixo dela havia um grande tesouro que o rei que colocara. Portanto, quando estamos removendo pedras do meio do caminho, principalmente pedras de tropeço para nossos semelhantes, estamos acumulando tesouros para nós.

Portanto, como já disse, as pedras com que nos deparamos podem ter diferentes significados ou consequências para a nossa vida. Tudo depende de nossa atitude diante dela. 


Assim sendo, Senhor Jesus, damos graças porque enfrentou com ousadia, sofrimento e amor, o nosso adversário que nos oprimia com constantes pedras de tropeço. Obrigado Senhor, pedra angular, rocha viva de vitória que nos resgato, e em quem estamos firmados.
Glória a Deus