NÃO TEMA MAUS RUMORES. ANDE POR FÉ.

Uma irmã em Cristo me mandou uma mensagem angustiada com tantos acontecimentos negativos, apesar da intercessão da maioria da igreja. Aliás, muitas vezes, esse é o sentimento de muitos irmãos, ou seja, uma expectação, uma grande interrogação. Onde está Deus que não responde, que não atende às nossas orações que consideramos justas? Nós, muitas vezes, não compreendemos o agir de Deus, porque como Ele mesmo diz “meus pensamentos não são os vossos pensamentos”. 

Nós, quando oramos a Deus, esperamos que Ele nos responda como humano, mas a resposta dele é como Deus, e, para nós, as vezes é incompreensível na nossa ótica. Um exemplo de resposta desconcertante é dada por Deus a Habacuque, quando ele ora reclamando de tanta violência, de tanta injustiça: “Até quando, Senhor, clamarei por socorro, sem que tu ouças? Até quando gritarei a ti: “Violência!” sem que tragas salvação?  Por que me fazes ver a injustiça, e contemplar a maldade? A destruição e a violência estão diante de mim; há luta e conflito por todo lado. Por isso a lei se enfraquece e a justiça nunca prevalece. Os ímpios prejudicam os justos, e assim a justiça é pervertida. Olhem as nações e contemplem-nas, fiquem atônitos e pasmem; pois nos dias de vocês farei algo em que não creriam se lhes fosse contado. Estou trazendo os babilônios[1], nação cruel e impetuosa, que marcha por toda a extensão da terra para apoderar-se de moradias que não lhe pertencem”. Habacuque 1:2-6. Deus responde a ele dizendo que vai fazer algo que se contasse ninguém creria. Esse algo que Deus disse é que vai trazer o exército babilônico contra o povo de Deus. E, nos versos seguintes, descreve a maldade dos babilônios. É ou não é desconcertante a resposta de Deus? Ou seja, a compreensão humana não entende o agir de Deus. Creio que muito pedido que já fiz a Deus se tivesse sido atendido como eu queria, provavelmente, eu teria me dado muito mal.

Deus criou tudo pela palavra e satanás também usa, e muito, palavras para nos amedrontar, paralisar e levar-nos a descrer de Deus. Usa principalmente a mídia vendida e agora as redes sociais. Ele e seus correligionários devem ter muitos sites para enganar, zombar e difundir o medo.   

Estamos vivendo tempos muito estranhos. Aliás, a igreja  de Deus sempre passou por momentos difíceis. Além das perseguições, ainda sofria e sofremos com ameaças, mas a palavra de Deus nos diz para não  devemos nos atemorizar com maus rumores de acontecimentos desfavoráveis: “Não desanimem nem tenham medo quando ouvirem rumores na terra; um rumor chega este ano, outro no próximo, rumor de violência na terra e de governante contra governante.”  Jeremias 51:46.

Habacuque estava reclamando da violência e Deus diz, em outras palavras, o que era a verdadeira violência.  Portanto, por não compreendermos, às vezes, o agir de Deus, precisamos aplicar em nossas vidas um dos princípios básicos do  cristianismo, ou seja “andar por fé”. Portanto, compreender que não importa a tribulação, o que importa é Deus estar conosco no meio do caos, quer seja na fornalha com Sadraque, Mesaque e Abdenego, ou com José no fundo de uma cisterna ou mesmo na prisão, ou com Daniel na cova dos leões…É muitas vezes melhor estar com Deus no caos do que no palácio com os Sátrapas ou no Éden com a serpente. 

Que possamos aprender com Habacuque, que compreendeu a soberania de Deus, e que o Senhor tem uma visão cósmica, muito além da nossa. Habacuque expressou essa compreensão de que, apesar de estar vivendo numa sociedade decaída, e mesmo que o caos o rodeasse, e a perspectiva de piorar com a vinda dos babilônios, o mais importante era que Deus não perdera o controle. O profeta mostra isso nos versos finais a seguir que nos seve de consolo e refrigério: 16... Portanto, aguardarei em tranqüilo silêncio o Dia da tribulação, que virá sobre o povo que nos oprime.17Ainda que a figueira não floresça, nem haja uvas nas videiras; mesmo falhando toda a safra de olivas, e as lavouras não produzam mantimento; as ovelhas sejam seqüestradas do aprisco, e o gado morra nos currais,18eu, todavia, me alegrarei no SENHOR, e exultarei no Deus da minha salvação! 19YahwehAdonai, o SENHOR Soberano, é a minha força! Ele faz os meus pés como os do cervo; faz-me caminhar por lugares altos. Hab 3

Satanás e suas hostes, quando viram Jesus sendo crucificado, riram, zombaram e se sentiram vitoriosos. Mal eles sabiam que a maior vitoria sobre a face da terra estava para acontecer. Que o pódio em que Jesus estava, a cruz, significava a total derrota deles.

Obrigado Senhor porque nos mostrou que o agir de Deus, às vezes, incompreensível para nós, pode ser a nossa verdadeira vitória.
Glória a Deus porque Ele nem sempre age como queremos, mas como é melhor para nós: “Todas as coisas contribuem para o bem dos que amam a Deus”.
Amém! Amém! Amém!