VISÃO ESPIRITUAL

"Então, chegaram a Betsaida; e lhe trouxeram um cego, rogando-lhe que o tocasse.Jesus, tomando o cego pela mão, levou-o para fora da aldeia e, aplicando-lhe saliva aos olhos e impondo-lhe as mãos, perguntou-lhe: Vês alguma coisa? Este, recobrando a vista, respondeu: Vejo os homens, porque como árvores os vejo, andando.  Então, novamente lhe pôs as mãos nos olhos, e ele, passando a ver claramente, ficou restabelecido; e tudo distinguia de modo perfeito. E mandou-o Jesus embora para casa, recomendando-lhe: Não entres na aldeia. Marcos 8:22-26"

O homem natural tem a visão extremamente limitada do mundo espiritual, porque é muito focado nas coisas materiais. Já os cristãos, Deus os abençoou com uma visão espiritual, além da natural, mas, lamentavelmente, muitos cristãos também não têm uma visão muito nítida do reino de Deus. Talvez por serem novos na fé ou por causa da ilusões do que nossos olhos físicos vêm. Balaão foi alguém que, por ser profeta, era para ter visão espiritual muito clara, mas estava cego por interesses mundanos. Ele saiu para fazer algo que desagradava ao Senhor, no caminho, a mula que ele montava recusou-se a prosseguir, porque vira o anjo que o senhor enviará para impedi-los de continuar. Foi necessário que o Senhor Deus fizesse a mula falar para que Balaão tivesse seus olhos abertos e visse o anjo que estava para matá-lo. Pode-se dizer que o profeta foi mais burro do que uma mula. 

Provavelmente, muitos cristãos estão enxergando o mundo espiritual como uma sombra, igual a esse homem do texto inicial acima, quando Jesus tocou-o pela primeira vez. Eles estão vendo o mudo espiritual como uma sombra, enquanto que, na verdade, lado espiritual da vida é tão real quanto o físico. Pode ser que tenham a visão embaçada pela cobiça das coisas deste mundo. Estão tão focados no que viveram neste mundo até a sua conversão, que não querem abandonar a vida antiga. É como diz certo ditado: “o pior cego é o que não quer ver”.

Quanto ao texto inicial da cura de um cego, é o único caso em que Jesus teve que tocar duas vezes para curar uma pessoa. Porque isso aconteceu? Jesus sempre curou usando apenas a voz, ou somente tocando uma vez na pessoa e às vezes curou a distância. 

Podemos fazer um paralelo dessa cura física com a cura espiritual, ou seja, quando a pessoa aceita Jesus. A Bíblia diz que a partir daí nascemos de novo. Somos portanto crianças espirituais. Não temos, ainda, uma visão nítida do mundo espiritual, do Reino de Deus. 

Portanto, muita coisa ainda parece confusa, como parece para a criança também, e  vai sendo revelada aos poucos. Assim como a criança é ensinada pelos pais e colocada na escola para aprender sobre a cultura em que vive, nós também precisamos ir para a escola espiritual, e essa escola é igreja. Lá aprendemos com a experiência dos irmãos na fé, ouvimos testemunhos, aulas/mensagens, etc. Os livros, dessa escola, são os livros da Palavra de Deus e o professor é o Senhor Espírito Santo. Aprendemos, como um recém nascido, sobre a cultura do Reino de Deus e passamos a andar na luz agora como anda um filho  de Deus. Vamos, aos poucos, tendo a nossa visão espiritual aumentada pelo poder do Espírito Santo.

É importante ressaltar que a medida que a nossa visão espiritual vai se expandindo, nossa visão do mundo material também  vai ficando mais nítida, e passamos a enxergar com mais clareza  a atuação do maligno com suas artimanhas para nos enredar na suas garras, e assim podemos nos livrar.

VISÃO - REVELAÇÃO 

Na Bíblia, temos inúmeros exemplos de pessoas que, por caminharem com Deus, tiveram a visão espiritual mais aguçada, a ponto de não só terem visões de anjos, chegaram a conversar com eles. Alguns tiveram não só visões e revelações, mas conversaram, também, diretamente com o Senhor nosso Deus, que é o caso de Abrão e Moisés. 

Além dos profetas, que recebiam suas mensagens de Deus e tinham visões do futuro, podemos citar mais alguns que tiveram visões e revelações significativas: 
* É o caso de José do “Egito”, que tinha revelação em sonhos;
* Podemos citar também o apóstolo Paulo, que antes da conversão, queria fazer a obra de Deus, mas o fazia de um modo errado; até que teve uma visão e ouviu a voz de Jesus. Ficou cego por algum tempo e quando restaurou a visão, enxergou com nitidez quem realmente era Jesus.
* Os apóstolos, no livro de Atos, eram orientados diretamente pelo Espírito Santo, e depois tiveram a visão de Jesus ressuscitado.

Que o senhor tenha misericórdia de nós para que possamos enxergar nitidamente o que representa em nossas vidas a presença do Senhor Jesus. Para que tenhamos força e discernimento para percorrermos caminho da salvação que é Jesus: “Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.” João 14:6 NVI

Obrigado meu Deus, por ter aberto nossos olhos espirituais  para vermos que maravilhosa companhia nos conduz para vida eterna, seu filho Jesus.
Glória a Deus!