NÃO TEMA MAUS RUMORES, CONFIE NO AMOR DE DEUS 

Temos um exemplo de um grande personagem bíblico que oscilou entre extrema coragem e o temor, foi o profeta Elias.

Elias demonstrou grande coragem enfrentado 850 profetas diante de todo o povo e do rei, e, também, demonstrou fé ao acreditar que Deus lhe responderia: "Agora, pois, manda ajuntar a mim todo o Israel no monte Carmelo, como também os Quatrocentos e cinquenta profetas de Baal e os Quatrocentos profetas do poste-ídolo que comem da mesa de Jezabel." 1 Reis 18:19

Elias estava tão à vontade, e confiante em Deus que até zombava deles:” Ao meio-dia, Elias zombava deles, dizendo: Clamai em altas vozes, porque ele é deus; pode ser que esteja meditando, ou atendendo a necessidades, ou de viagem, ou a dormir e despertará. 1 Reis 18:27”

MAUS RUMORES

Os maus rumores são usados para nos levar ao desânimo e consequente desistência do projeto de Deus para nós. Esse mesmo Elias corajoso, pouco tempo depois de enfrentar e afrontar todos aqueles profetas, fugiu diante das ameaças de Jezabel e pediu a Deus a morte. Ele estava com medo porque ela dissera que iria matá-lo porque ele havia matado os quatrocentos profetas de Baal (1º Reis 19.2). Satanás usa as ameaças, os maus rumores, para nos intimidar e fazer com que nos desviemos dos projetos que Deus tem para nós. O medo do futuro pode nos afetar a ponto de  querermos a morte como fuga da realidade.

Parece que atualmente há muito mais pessoas pensando em se matar do que antigamente. Isso ocorre especialmente entre os jovens que não estão aguentando conviver com os conflitos e incertezas de nossa era. Nós precisamos nos manter firmes e o nosso escudo é a confiança nas promessas da Palavra de Deus, e não nos intimidar pelas palavras ameaçadoras de satanás e seus aliados.  O livro de Salmos nos adverte a não temermos maus rumores e sim confiar no Senhor: “Não temerá maus rumores; o seu coração está firme, confiando no Senhor.”Salmos 112:7 ARC

O MEDO CAUSA ESTRESSE OU MESMO DEPRESSÃO  LEVANDO A PESSOA A SE  ISOLAR E FICAR SEM AÇÃO

Em seguida, Elias temeroso se isolou, fugindo para o deserto.  Pôs-se a dormir e foi necessário Deus enviar um anjo que o acordou e deu-lhe pão e água e ele voltou a dormir (1º Re 18.5-6). O medo pode causar estresse, ou mesmo depressão, levando a pessoa a se retirar, ficar isolada para não correr riscos. Esse isolamento pode ser representado pelo excesso de sono.

O MEDO DESORIENTA

O anjo voltou a acordá-lo e alimentá-lo e ele comeu, levantou e caminhou quarenta dias e quarenta noites até o monte Horebe (1º Re 19.8). Ali numa caverna Deus falou com ele e perguntou o que fazia ali e disse que voltasse, dando-lhe instruções. Ou seja, o medo desorienta. Perdemos o rumo. Elias, que era um profeta de Deus, estava sem rumo. Foi preciso o Senhor mostrar-lhe a direção. Nós precisamos sempre pedir a Deus orientações, especialmente na época de crises.

O MEDO LEVA-NOS A PERDEMOS A NOÇÃO DA REALIDADE E PASSAMOS AO VITIMISMO 

Elias disse também ao Senhor que só restava ele de profeta em Israel (1º Re 19.10). Entretanto Deus, mais adiante diz que ele estava enganado, pois havia mais sete mil profetas em Israel que não dobraram seus joelhos aos ídolos. Veja bem, um profeta acostumado a ter revelações de Deus, agora parece que o medo estava impedindo-o de ver a realidade. Pode ser também, que o medo estivesse levando-o ao vitimismo, ao desânimo. Ou seja, não tenho ninguém comigo para me ajudar. Atribuem a Miguel de Cervantes, em seu clássico “Dom Quixote”, a seguinte frase: “um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer com que as coisas não pareçam o que são”.

O MEDO IMPEDE BÊNÇÃOS E TRÁS CONSEQUÊNCIAS GRAVES

É preciso observar que logo após esses acontecimentos em que Elias demonstrou tanto temor, Deus disse a ele que fosse e ungisse Eliseu para substituí-lo como profeta (1º Re 19.16). Ou seja, o fato de Elias estar tão abalado, a ponto de pedir a morte, parece que levou o Senhor nosso Deus a encerrar a jornada dele na terra, designando Eliseu para o seu lugar. Creio que pode ser aplicado a esse estado de espírito de Elias, as palavras de Jó:: O que eu temia veio sobre mim; o que eu receava me aconteceu.  Jó 3:25

CONCLUSÃO

ESTAMOS EM GUERRA: 

Vivemos numa terra amaldiçoada em que Satanás é o príncipe junto com seus anjos. Estamos rodeados pelo ser humano, na sua maioria caído. A terra está repleta de serpentes, golias, filisteus e judas e como se não bastasse temos que lutar contra nós mesmos que ainda estamos em fase de santificação, por isso somos (egoístas, medrosos,  invejosos, orgulhosos, murmuradores, rancorosos, enfim maus,). Guimarães Rosa disse que “Viver é perigoso”. Com essa frase enigmática ele definiu a nossa condição nesse mundo.

O livro de Salmos traz algumas orações mostrando alguns fatos que um verdadeiro cristão não precisa temer: Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam.         Salmos 23:4

A força do amor de Deus é muito maior do que qualquer medo: No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor.  1 João 4:18

De que você tem medo? Você quer vencer o medo?
O antídoto contra o medo é amor de Deus que é perfeito e lança fora todo medo. No salmo 136, falando sobre o amor de Deus, o samista repete, no final dos 26 versículos, que "o Seu amor dura para sempre". Lembremos que Jesus venceu a morte e intercede por nós junto ao pai e tomemos posse do poder do Espírito Santo, pois maior é o que está em nós do que o que está no mundo.
Amém! Glória a Deus!