VITÓRIA SOBRE A MORTE


“O último inimigo a ser destruído é a morte.”

1 Coríntios 15:26 NVI


De todas as dores da vida, a dor do luto parece ser a mais grave. É uma dor imensurável. Todos nós, num dado momento da vida, teremos que enfrentar essa dor. Não existe nenhuma família que escape desse drama. Não é fácil perder alguém que amamos. Não é fácil enterrar um ente querido ou um amigo querido. Não é fácil lidar com o luto. Já passei várias vezes por esse vale de dor e sombras. 


Muitos homens e mulheres de Deus hoje têm passado por essa tragédia, qual seja a perda de pais, de irmãos, filhos e amigos em circunstâncias realmente trágicas. É claro que somos confortados pela esperança da ressurreição em Jesus.


EXEMPLOS A SEGUIR


Algumas pessoas, quando perdem entes queridos, sentem tanta dor que se revoltam a ponto de acusar Deus. Contudo, podemos observar servos  de Deus na Bíblia que também passaram por essas circunstâncias e não vemos nenhum deles desesperados ou revoltados contra Deus:


  • ARÃO: perdeu dois filhos e Deus disse a Ele que não se lamentasse porque seus filhos estavam agindo muito errado;


  • Veja a reação de JÓ diante das tragédias porque passava. Ele perdeu os bens, os dez filhos e a saúde, mas não se desesperou, nem blasfemou: Então, Jó se levantou, rasgou o seu manto, rapou a cabeça e lançou-se em terra e adorou; e disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei; o SENHOR o deu e o SENHOR o tomou; bendito seja o nome do SENHOR! Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma. Jó 1:20-22 (hífen meu).

Aí está o segredo da paz interna e do sucesso de Jó, ele continuou acreditando que Deus é soberano e que tudo que Ele faz é certo. Em resumo, ele continuo firme na dependência de Deus.


  • ESTEVÃO MORTE TRÁGICA: quem estivesse assistindo ao apedrejamento de Estevão, poderia achar que era um fracasso de um cristão, mas ele não via assim. Ele não olhou para as circunstâncias, mas para o céu, e viu a glória de Deus:“Ouvindo isso, ficaram furiosos e rangeram os dentes contra ele. Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo,  levantou os olhos para o céu e viu a glória de Deus, e Jesus em pé, à direita de Deus, e disse: “Vejo os céus abertos e o Filho do homem em pé, à direita de Deus”.

 Então caiu de joelhos e bradou: “Senhor, não os consideres culpados deste pecado”. E, tendo dito isso, adormeceu.” Atos 7:54-56, 60 NVI


A MORTE É UMA TRAGÉDIA, MAS JESUS VENCEU A MORTE


A morte realmente é uma tragédia tanto assim que 

Jesus chorou diante do túmulo de Lázaro e também os servos de Deus sempre pranteavam seus mortos. Porém, há consolo para os que choram. Aqueles que estão em Cristo têm uma viva esperança, pois sabem que Jesus já venceu a morte. Ele matou a morte e arrancou seu aguilhão. Agora a morte não tem mais a última palavra. Jesus é a ressurreição e a vida. 


Duas personagens bíblicas que também perderam um ente querido, um irmão, foram Marta e Maria, mas Jesus disse a Marta que se consolasse porque a morte não é o fim, ela não é eterna para os que nele confiam:

“Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso?” Ela lhe respondeu: “Sim, Senhor, eu tenho crido que tu és o Cristo, o Filho de Deus que devia vir ao mundo”. João 11:25-27 NVI


A VIAGEM: 


Já perdi minha esposa, uma irmã jovem ainda,  meus pais, mais ou menos vinte parentes. Segundo as estatísticas, há quase oito bilhões de pessoas no planeta, mas já passaram por este mundo 100 bilhões de pessoas. Provavelmente dentro de 120 anos, todas as pessoas que estão vivas hoje não estarão mais aqui. Os atores serão outros, se Jesus não voltar antes.


Quando vamos fazer uma viagem nos preparamos, reservando o dinheiro necessário, passaporte, Roupas, roteiro, mas para a viagem eterna, muitas vezes, não nos preocupamos com isso, ou melhor, procuramos não pensar nisso. Queremos sempre adiar essa ida: Todo mundo quer ir para o céu, mas não agora.


No entanto,  devemos viver como se o mundo fosse acabar hoje ou amanhã, ou seja, estejamos sempre preparados, de malas prontas, com a nossa vida em ordem, se quisermos partir para junto do Senhor. E o passaporte para a glória já foi providenciado por Jesus. A nós compete apenas crer e reconhecer que Ele morreu e ressuscitou para nos salvar. Logo, vivamos confiantes, sem temor da morte como o Apóstolo Paulo, sabendo que morrer, para quem está firmado em Cristo, é lucro: 

“porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro.” Fil 1:21 NVI. 


percurso dessa viagem, ou seja, o caminho já está traçado pelo nosso guia turístico, por que será uma viagem de refrigério. Nosso guia é o próprio Senhor Jesus  e quem confia nele jamais erra o caminho,  não importa se seja uma criança ou uma pessoa idosa:


“Disse-lhe Tomé: “Senhor, não sabemos para onde vais; como então podemos saber o caminho?” Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.”  João 14:5-6 NVI


Não estão mortos, Estão dormindo:


“Irmãos, não queremos que vocês sejam ignorantes quanto aos que dormem, para que não se entristeçam como os outros que não têm esperança. Se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, cremos também que Deus trará, mediante Jesus e com ele, aqueles que nele dormiram.”1 Tessalonicenses 4:13-14 NVI


A vida não é indolor. Nossa caminhada neste mundo é marcada por dissabores, decepções, fraquezas, angústias, sofrimento e morte, mas Paulo adverte aos Tessalonicenses que não se entristeçam e nem percam a esperança quanto aos que partiram, pois estão apenas dormindo. Jesus venceu o mundo. 


Deus está observando tudo que acontece com seus filhos aqui na terra. Não estamos órfãos. Veja que hebreus 12.2 diz que Jesus está assentado à direita de Deus pai no céu, no entanto, Ele  se levantou atento quando viu que Estevão estava chegando?


  • RICK WARREN - em tudo dai graças


Rick Warren, famoso pastor americano autor do livro best seller "uma vida com propósito", tinha um filho que sofreu muito tempo com transtornos mentais e acabou se suicidando. Um repórter perguntou  a ele O que tinha a dizer sobre a passagem da Bíblia que diz “em tudo dai graças", diante da morte do seu filho. Rick Warren respondeu que a Bíblia diz para dar graças em tudo e não por tudo. Ou seja, devemos dar graças mesmo em meio à tribulação e não pela tribulação. Ele e sua esposa, a partir daí, incrementaram poderoso ministério que ajuda a todos aqueles que passam por transtornos mentais. Transformaram a própria dor em bênçãos e amor pelos outros que sofrem


Finalmente, lembremos que teremos um corpo imortal, incorruptível e celestial. Deus enxugará dos nossos olhos toda lágrima. As lembranças do sofrimento ficarão para trás. Na Nova Jerusalém, na Cidade Santa, no Paraíso de Deus, na Casa do Pai, não haverá mais luto nem pranto nem dor.

Glória a Deus! Jesus venceu a morte.