DESCUBRA SUA MISSÃO 


Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo. Colossenses 3:23-24


Deus formou o mundo, preparou-o todo com todo cuidado para receber o ser humano e colocou-o aqui para participar na sua obra em uma parceria de pai para filho. Ele nos colocou como administradores deste mundo: Então disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele[2] sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os grandes animais de toda a terra[3] e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão”. Gênesis 1:26 e repetiu no verso 28: “E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra”. Gênesis 1:28p


Alguém poderá dizer que esse domínio sobre a terra foi antes da queda de Adão e Eva, mas Deus repete essa afirmação para Noé quando ele sai da arca depois do dilúvio (Gênesis 9.1-2)


DEUS CHAMA PESSOAS PARA MISSÕES ESPECIAIS


Portanto, vemos em toda a Escritura, o Senhor convocando pessoas para a Sua obra:

  • Chamou Abraão para ser pai da nação de Israel
  • Chamou Moisés para participar da  libertação dos Israelitas no Egito
  • Chamou José do Egito para sustentar os remanescentes de Israel durante a grande fome sobre a terra
  • Chamou Josué e depois Davi para serem líderes de Israel
  • Chamou alguns para profetas, sacerdotes e reis
  • Chamou Paulo para levar a sua mensagem aos gentios, reis e israelitas


O SENHOR TAMBÉM CHAMA GRUPOS DE PESSOAS PARA A PARCERIA


  • Um dos grupos foi o de Jacó e a sua descendência, os israelitas, para dar continuidade à obra iniciada através de Abrão e Isaque, levando ao mundo um conhecimento maior de Deus. 
  • Jesus chamou um grupo de 12, os apóstolos, para participarem da obra com ele.
  • E com a morte e ressurreição de Jesus foi chamado um outro grupo que é composto daqueles que reconhecem e aceitam o sacrifício de Jesus, ou seja a sua igreja.


DEUS USA ATÉ MESMO INCRÉDULOS NA SUA OBRA


Deus usou o rei da Babilônia, Nabucodonosor, para castigar o povo de Israel pelos seus pecados constantes. Isso aconteceu mesmo antes de Nabucodonosor ser castigado por sua arrogância passando sete anos como um animal até reconhecer que o Senhor era Deus: “Naquele tempo subiram os servos de Nabucodonosor, rei de Babilónia, a Jerusalém; e a cidade foi cercada. 2 Reis 24:10


Deus usou outros Reis para punir o seu povo por causa de seus pecados: E o SENHOR enviou contra ele (Jeoiaquim) as tropas dos caldeus, as tropas dos sírios, as tropas dos moabitas e as tropas dos filhos de Amom; e as enviou contra Judá, para o destruir, conforme a palavra do SENHOR, que falara pelo ministério de seus servos, os profetas. E, na verdade, conforme o mandado do SENHOR, assim sucedeu a Judá, para o afastar da sua presença por causa dos pecados de Manassés, conforme tudo quanto fizera. 2 Reis 24:2-3


Portanto, às vezes encontramos até mesmo o não crente na pregação da palavra: É verdade que alguns pregam Cristo por inveja e rivalidade, mas outros o fazem de boa vontade.


Aqueles pregam Cristo por ambição egoísta, sem sinceridade, pensando que me podem causar sofrimento enquanto estou preso. Mas que importa? O importante é que de qualquer forma, seja por motivos falsos ou verdadeiros, Cristo está sendo pregado, e por isso me alegro. De fato, continuarei a alegrar-me,”

Filipenses 1:15, 17-18 NVI


Por isso, precisamos ficar atentos para conferir na  Bíblia o que estão pregando. Também verificar as atitudes dos líderes para distinguir os lobos dos cordeiros, e pedir sempre a orientação do Espírito Santo. E observarmos o que advertiu Jesus que disse “pelos seus frutos os conhecereis".


RESISTINDO A DEUS OU FALHANDO COM DEUS


Somos todos convocados por Deus, pois nosso pai não quer filhos parasitas. Aqueles que resistem ao chamado de Deus, ignoram ou fazem a obra mal feita arcam com as consequências, mesmo que seja alguém temente a Deus.


A Bíblia relata que muitas pessoas fizeram grandes coisas para Deus, a ponto de constarem na galeria dos heróis da fé no livro de Hebreus. São homens como Moisés, Davi e outros que, apesar de temerem a Deus,   cometeram  suas falhas e acabaram sofrendo as consequências. Essas falhas acontecem porque Deus tem um projeto neste mundo e ao chamar as pessoas Ele as ajuda, mas não anula suas personalidades. Elas continuam com o seu livre arbítrio.


Um caso clássico de rebeldia e incredulidade, foram os israelitas quando estavam cativos no Egito e Deus os libertou, liderados por Moisés, e disse que ia levá-los para uma terra de fartura. Terra que mana leite e mel. No entanto, na hora de tomar posse da terra, da bênção, tiveram medo dos habitantes da terra, mesmo vendo que  ela era rica como Deus prometera, resistiram e temendo não quiseram invadi-la. Disseram que Deus os odiava e os trouxera ao deserto para morrerem, que no Egito era melhor. Mesmo Deus tendo mostrado a eles a sua proteção com inúmeros milagres para tirá-los do Egito, abertura do Mar Vermelho e outros milagres; eles não creram que Deus ia dar-lhes a vitória. Com isso, testemunharam que os habitantes da terra, que eram gigantes, eram mais poderosos que Deus. Por isso, acabaram andando sem rumo no deserto, Durante 40 anos, até que morreram todos aqueles acima de 20 anos de idade, e só entraram depois na terra prometida os seus descendentes. 


Veja o que diz o Salmo 94: O Senhor conhece os pensamentos do homem, e sabe como são fúteis.  Salmos 94:11. Quando nossos pensamentos e intenções são todos voltados para a vida terrena, não passam de futilidade que no fim morrerá conosco.


DEUS NOS CONVOCA E RECOMPENSA


Conta-se que um famoso general Romano, quando voltava vitorioso de suas batalhas e entrando em Roma e sendo aplaudido, havia dado ordens a um seus soldados que subisse de tempos em tempos no carro dele estava e dissesse: “ lembre-se que você é imortal”. Nós precisamos de nos lembrar disso constantemente. Devemos cumprir nossas obrigações aqui na terra, mas precisamos semear mai ainda para a eternidade.


O fato é que muitos de nós estamos vagando sem rumo pelo deserto do mundo com sua cultura enquanto Deus tem grandes planos para nós. Planos eternos. Assim como aqueles que tiveram suas falhas sofreram consequências, Deus recompensa aqueles que lhe obedecem: Ora, o que planta e o que rega são um; mas cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho. Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus. 1 Coríntios 3:8-9


Confirmando que Deus quer a nossa participaçãoIsaias teve uma visão de Deus dizendo quem enviarei? E, ele atendeu esse chamado e tornou-se um dos maiores profetas de Deus: Então ouvi a voz do Senhor, conclamando: “Quem enviarei? Quem irá por nós?” E eu respondi: Eis-me aqui. Envia-me!   Isaías 6:8


Portanto, como diz a Bíblia no livro de Tiago: 'a fé sem obras é morta.' O exército de Deus não é um exército de filhinhos de papai que recebem tudo na mão. É um exército de vivos e não de mortos!


Como saber qual é o plano de Deus para mim? Ora, a obra de Deus em primeiro lugar é nos salvar e nos transformar, para que depois continuemos multiplicando, cumprindo o ide de Jesus. A Bíblia diz que o salvos são o corpo de Cristo e Ele é a cabeça. O apóstolo Paulo diz, em 1º aos Coríntios, que devemos “buscar com zelo (dedicação) os melhores dons”. Compete, portanto, a cada um de nós pedirmos orientação a Deus  através da oração e do estudo constante da sua palavra  para saber que parte do corpo nós seremos.


Quando estivermos chegando no céu, se houver um diálogo entre os anjos, o que eles irão dizer? Está chegando aí um professor, um médico, um dentista, um taxista… ou vão dizer está chegando aí alguém que ajudou muitas pessoas para virem para cá. Alguns que vieram antes dele já estão aqui. Ele conseguiu isso com seu exemplo de vida, com demonstração do seu amor a Deus e ao próximo. Acredito que o céu não vai precisar de profissionais de espécie alguma, bombeiros, eletricistas, carpinteiros, cientistas, etc.


Deus ama o ser humano, e quer levar o máximo possível de pessoas para o seu reino. Ama tanto, que se tornou ser humano e veio a Terra para ser humilhado e sofrer para nos salvar. Compete a cada um de nós aceitar esse sacrifício e buscar continuar fazendo sua obra salvífica.

Amém