VENCENDO A PREOCUPAÇÃO, A ANSIEDADE


25-Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? Mt 6


Observamos aqui que ansiedade não é um mal atual, pois no tempo de Jesus e de Paulo ela já existia. Isso é resultado da queda.  


Jesus está falando sobre ansiedade, mas não é como se Ele do nada dissesse, olha, lembrei-me de algo que estava esquecendo, deixe-me dar-lhes um conselho. Quase sempre quando Jesus fala algo é dentro de um contexto, ou respondendo a uma pergunta. Ele vinha, nos versículos anteriores, advertindo seus discípulos contra a preocupação excessiva com as necessidades materiais colocando nas riquezas a sua confiança e fé; esperando  delas a felicidade e acreditando que garantirão o nosso futuro mais que o reino de Deus. Veja o verso 24: ““Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro.Mateus 6:24 NV


Jesus não está dizendo que é errado o cristão tomar providências para suas futuras necessidades materiais.

Entretanto, viver sem ansiedade, despreocupadamente, não é cair na apatia, na letargia, viver na flauta, achando que Deus resolverá tudo a seu tempo e não temos compromisso com nada, acreditando que tudo já está escrito e o que tiver de ser será, como pensam alguns que acreditam no destino. Deus está conosco, mas conta sempre com a nossa participação, como nos dizem os versículos a seguir: Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado. Efésios 4:28 e 10Quando ainda estávamos convosco, vos ordenamos isto: Se alguém não quiser trabalhar, também não coma.2ºTess3.10


A preocupação excessiva adoece: 


É também por causa dos efeitos maléficos da preocupação que Jesus recomendou que não fiquemos ansiosos por causa das necessidades que Deus promete prover. A ansiedade pode nos prejudicar muito. Ela pode:

  1. Causar depressão: Pv 12.25
  2. Levar-nos a agir como o ímpio, confiando e correndo atrás do dinheiro primeiro e deixando o reino de Deus para depois: Mt 6.31-33
  3. Nos dominar: Sl 94.19
  4. Nos adoecer: Ecl 11.10
  5. Trazer preocupação em vão, pois não resolve nada: Ecl 2.22
  6. Pode tirar a alegria e afetar negativamente o modo como tratamos os outros, no casamento, no trabalho, na faculdade, na igreja, etc: Fil 4.2-4
  7. Causar insônia, perda de apetite, ou excesso de comida, reduzir nossa produtividade; causar incapacidade de julgamento claro para tomar decisões, e até levar à depressão etc.


O Senhor nosso Deus é zeloso e didático.


26-Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves? 

27- Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? 

28- E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam. 

29- Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. 

30- Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé? 


Deus cuida de tudo nos mínimos detalhes. Como exemplo,  basta ver no livro de Êxodos, quando Deus dá instruções para a construção do tabernáculo e fala das cortinas, ele  determina o tamanho e a largura, a cor e até quantas laçadas devem ser dadas em cada cortina. E não seria diferente, pois senão não teria  criado o mundo e o ser humano cuidando sempre de suas mínimas particularidades. Portanto, Ele não nos colocou aqui, e disse, agora se virem. Jesus diz, nos versículos iniciais (Mt 6.26-30), que Deus cuida da alimentação das aves do campo e, no Seu zelo, até da estética, da beleza da natureza, como no caso dos lírios do campo, quanto mais Ele não cuidará de nós que fomos feitos à sua imagem e semelhança e a quem ele assoprou de dentro dele em nós a vida?


Devemos observar também que se fôssemos despreocupados com o amanhã e confiantes no cuidado do Senhor, viveríamos como os pássaros,  alegres e felizes por termos um pai tão zeloso e amoroso. 


Portanto, a didática de Deus na Bíblia, em várias passagens, é mostrar seus feitos para fortalecer nossa fé, nossa confiança nele, pois sabe que somos, no geral, de pequena fé como afirma no final do verso trinta. Ele quer provocar em nós a chamada fé objetiva.


Apóstolo Paulo e a ansiedade


O Apóstolo paulo também aborda essa questão da ansiedade na carta aos Filipenses 4.2-7: 

V.2- “O que eu rogo a Evódia e também a Síntique é que vivam em harmonia no Senhor.

V.3- Sim, e peço a você, leal companheiro de jugo, que as ajude; pois lutaram ao meu lado na causa do evangelho, com Clemente e meus demais cooperadores. Os seus nomes estão no livro da vida. 

V.4- Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se! 

V.5- Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o Senhor. 

V.6- Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. 

V.7- E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.” Fil 4:2-7 NVI


Paulo começa falando que duas irmãs em Cristo, Evódia e Síntique, estão com problemas de relacionamento e pede alguém que as ajude. Ele também exorta a que sejam alegres que é o oposto da ansiedade. Devemos também ser Cristãos alegres e não ansiosos e temerosos, para assim agradar o Senhor e conquistarmos os não crentes, pois ninguém quer ser como uma pessoa rabugenta. Nosso pai quer ver e busca a nossa alegria. Ele nos ama. Lucas chega a colocar a ansiedade no mesmo nível de pecados como libertinagem e bebedeira:  ““Tenham cuidado, para não sobrecarregar o coração de vocês de libertinagem, bebedeira e ansiedades da vida, e aquele dia venha sobre vocês inesperadamente.” Lucas 21:34 NVI



Nos versos seis e sete de Fil 4, Paulo dá  três receitas para vencermos ansiedade e recebermos a paz que vem de Deus. Diz que devemos praticar a “oração e súplicas, com ação de graças”. Portanto, devemos orar, ou seja falar com Deus sobre o problema que está nos afligindo. Em seguida, devemos suplicar, clamar a Deus pela solução. Devemos mesmo dizer Senhor eu suplico, e, muitas vezes, eu orando clamo ao Senhor por socorro. Finalmente, ele fala que devemos exercer “ação de graças”, que é agradecer por Ele estar nos ouvindo atentamente e não nos abandonará. Agradecer também a Deus, procurando lembrar tudo que já fez, pelos livramentos em nossa vida. Agradecer principalmente, pelo maior livramento que foi a maravilhosa salvação através do seu Filho Jesus.

Amém! Glória a Deus!