FÉ É OBJETIVA OU SUBJETIVA?


“Antes de abordar essa pergunta importante, vamos esclarecer o significado dos termos. “Subjetivo é o oposto de objetivo. Um conhecimento subjetivo é aquele que depende do ponto de vista pessoal, individual, que não é fundado no objeto, mas condicionado somente por sentimentos e afirmações arbitrárias da pessoa. Um conhecimento objetivo é fundado na observação imparcial, é independente das preferências individuais” (Fonte: https://www.significados.com.br/subjetivo/).”


Às vezes o conceito de fé é de confiança em si, de pensamentos positivos ou de vibrações boas. São exemplos da fé subjetiva, onde a pessoa acredita em um resultado favorável porque ele é capaz.


Em outros casos, a fé objetiva é uma crença em uma coisa ou pessoa, com base em evidências da confiabilidade desse objeto da fé. Por exemplo, confiamos em nossos pais porque os conhecemos, e eles têm dado demonstração do imenso amor por nós, não só de palavras, mas com atitudes. Outro exemplo, a pessoa pode nunca ter ido à Londres, Nova Iorque ou Paris mas acredita, ou seja crê, que são grandes e bonitas cidades porque já ouviu o testemunho de inúmeras pessoas que lá estiveram. Portanto a  fé objetiva se baseia nas evidências conhecidas.


O TESTEMUNHO DOS APÓSTOLOS E DE JESUS


Jesus abertamente afirmou a importância das evidências apresentadas:“Se eu não realizo as obras do meu Pai, não creiam em mim. Mas, se as realizo, mesmo que não creiam em mim, creiam nas obras, para que possam saber e entender que o Pai está em mim, e eu no Pai”.”João 10:37-38 NVI (20:27).


Assim também, os apóstolos quando obedeceram o ide de Jesus e foram enviados, o que falavam às pessoas?  

“O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam—isto proclamamos a respeito da Palavra da vida. A vida se manifestou; nós a vimos e dela testemunhamos, e proclamamos a vocês a vida eterna, que estava com o Pai e nos foi manifestada. Proclamamos o que vimos e ouvimos para que vocês também tenham comunhão conosco. Nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo.”1 João 1:1-3 NVI e (João 20:30-31; Atos 1:21-22; 4:20; Romanos 10:17; oHebreus 2:3-4).


MAIS EVIDÊNCIAS QUE CONFIRMAM A EXISTÊNCIA DE JESUS E A FÉ RESULTANTE


Quando João Baptista estava preso ele mandou perguntar a Jesus se ele era aquele que havia de vir. Veja o que Jesus respondeu:“Então ele respondeu aos mensageiros: “Voltem e anunciem a João o que vocês viram e ouviram: os cegos veem, os aleijados andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados e as boas-novas são pregadas aos pobres; e feliz é aquele que não se escandaliza por minha causa”.”Lucas 7:22-23 NVI (ver tbm Jo . 10.37-38). Ou seja, as evidências dizem quem Ele é.


Continuando falar sobre as evidências de que Jesus realmente existiu e realizou os milagres a Ele atribuídos são reais  temos as  evidências históricas das dez fontes não-cristãs que citam Jesus. Dentre elas a fonte mais conhecida além dos escritores Bíblicos é o conhecido historiador romano Flávio Josefo. Além disso temos também que o tempo foi dividido em antes e depois de Cristo.


A Bíblia diz que “De sorte que a fé é pelo ouvir (pela pregação), e o ouvir pela palavra de Deus.”Romanos 10:17 ARC


 CONTESTAÇÃO


Alguém pode contestar o que vimos dizendo que a fé é baseada nas evidências, citando o versículo a seguir: “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se veem.” Hebreus 11:1 NAA


Na verdade, o assunto desse versículo é outro, nós falamos até agora que a fé é baseada no conhecimento do que Jesus fez, agora esse versículo está conectado o capítulo 10 a partir do verso 37 que fala da vinda em breve de Jesus e da necessidade de perseverar nessa esperança e não nos basear no que está acontecendo no mundo no momento . O segredo está na palavra “ora” que inicia o capítulo onze, que significa a mesma coisa que portanto, ou seja, uma conclusão do que vinha sendo dito antes. Em resumo, essa passagem está dizendo que devemos perseverar, não perder a confiança, enfim  continuarmos firmes na fé na volta de Jesus, e não nos abalar pelos problemas que nos cercam, ou seja, com o que estamos vendo.


O próprio Senhor nosso Deus confirmou e aprovou a mensagem do evangelho com sinais, prodígios, milagres  e dons do Espírito Santo: “como escaparemos, se negligenciarmos tão grande salvação? Essa salvação, primeiramente anunciada pelo Senhor, foi-nos confirmada pelos que a ouviram. Deus também deu testemunho dela por meio de sinais, maravilhas, diversos milagres e dons do Espírito Santo distribuídos de acordo com a sua vontade.”

Hebreus 2:3-4 NVI


A BÍBLIA MOSTRA PASSAGENS QUE TESTIFICAM A IMPORTÂNCIA DAS EVIDÊNCIAS DA DIVINDADE DE JESUS


Deus deseja que o testemunho do crente seja mais do que simples palavras:

  • Jesus respondeu: Eu já lhes disse, mas vocês não crêem. As obras que eu realizo em nome de meu Pai falam por mim,    João 10:25


  • “Então, os discípulos saíram e pregaram por toda parte; e o Senhor cooperava com eles, confirmando-lhes a palavra com os sinais que a acompanhavam.”Marcos 16:20 NVI


  • 11E o SENHOR Deus falou a Moisés: “Até quando este povo me desprezará? Até quando recusará crer em mim, apesar dos sinais que fiz no meio dele? Nm 14.11


    • “Varões israelitas, escutai estas palavras: A Jesus Nazareno, varão aprovado por Deus entre vós com maravilhas, prodígios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis;”Atos 2:22 ARC


    • “Agora, pois, ó Senhor, olha para as suas ameaças e concede aos teus servos que falem com toda a ousadia a tua palavra, enquanto estendes a mão para curar, e para que se façam sinais e prodígios pelo nome do teu santo Filho Jesus.” Atos 4:29-30 


    • Minha mensagem e minha pregação não consistiram de palavras persuasivas de sabedoria, mas consistiram de demonstração do poder do Espírito, para que a fé que vocês têm não se baseasse na sabedoria humana, mas no poder de Deus. 1 Coríntios 2:4-5


CONCLUSÃO


Nós também somos chamados a testemunhar de Cristo: “antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós,” 1Pedro 3:15 ARC


Que continuemos a testemunhar da Divindade do Senhor Jesus, do que Ele fez e continua fazendo. Para isso, precisamos ler a sua palavra diariamente e permanecermos firmes na igreja ouvindo e testemunhando o que Deus tem feito no meio do seu 

povo. Principalmente, devemos confessar sempre que Jesus é Deus, o que ficou ainda mais evidenciado com o tremendo milagre da Sua ressurreição trazendo salvação para aqueles  que nele creem.

Glória a Deus! Obrigado Jesus!