O livro do pastor Craig "O cristão ateu" fala sobre essa questão de ter fé demais, que é quando a pessoa quer deixar toda a responsabilidade da solução dos seus problemas nas mãos de Deus, e ficar de boa sem ter compromisso de fazer nada para vencer a tribulação, a não ser orar. Para exemplificar, lembro-me de um parente a quem perguntei se ele fazia os exames de prevenção de saúde e ele me respondeu que não ia ficar caçando doença. Ou seja, ele estava deixando a responsabilidade por sua boa saúde exclusivamente na mão de Deus, sem procurar se cuidar. São pessoas que não querem ter responsabilidades, querem viver de cuca fresca.

Não são poucas pessoas que agem assim. Por exemplo, quer se casar mas não corre atrás, não cuida da aparência, não participa de atividades sociais, como ir à igreja, casamentos, etc. Quer um emprego, quer passar num concurso, enfim quer vencer, mas espera que tudo caia do céu sem fazer nada. Espera que o casamento, o emprego, ou seja, espera que o sucesso venha bater na sua porta. Outros, quando enfermos esperam ser curados por Deus sem tomar nenhuma atitude,  sem procurar um médico,  sem tomar remédio, sem praticar atividade física, cuidar da alimentação, ter boas noites de sono, ou mesmo, vivem com  excesso de trabalho. Assim, se as coisas não derem certo, transferem a culpa para Deus, pois tudo estava nas mãos dEle.

Para ilustrar essa questão da fé demais, conta-se A história de um jovem que queria passar no vestibular e no primeiro ano orou e não passou. No segundo ano orou também e não passou. No terceiro ano quando começou a orar pelo mesmo assunto, Deus disse para ele: meu filho, pelo menos se inscreva no vestibular. É, como brinca um amigo meu, uns fé de menos, outros fé demais

Deus, pela sua misericórdia, pode até fazer, e faz, milagre de prosperidade, de cura instantânea, etc., mas, pelas escrituras, observamos que Deus quer sempre a nossa participação: “Pois nós somos cooperadores de Deus; vocês são lavoura de Deus e edifício de Deus.”1 Coríntios 3:9 NVI e “Como cooperadores de Deus, insistimos com vocês para não receberem em vão a graça de Deus.” 2 Coríntios 6:1 NVI. Deus prometeu levar os Hebreus para a terra prometida, mas eles tinham a incumbência de conquistá-la, e quando se negaram sofreram as consequências.

Jesus fez muitos milagres de cura imediata, mas percebemos também, pelas escrituras, a cura através da participação humana: Quando Ezequias esteve doente e quase morreu, o profeta Isaías disse para colocar um emplastro de figo sobre a úlcera e ele sarou: “Acrescentarei quinze anos à sua vida. E livrarei você e esta cidade das mãos do rei da Assíria. Defenderei esta cidade por causa de mim mesmo e do meu servo Davi’.” Então disse Isaías: “Preparem um emplastro de figos”. Eles o fizeram e o aplicaram na úlcera; e ele se recuperou.”2 Reis 20:6-7 NVI

O apóstolo Paulo também aconselha Timóteo a beber um pouco de vinho para sarar: “Não continue a beber somente água; tome também um pouco de vinho, por causa do seu estômago e das suas frequentes enfermidades.” 1 Tim 5:23 NVI

Vemos também que na nova Jerusalém, haverá a árvore da vida para a cura das nações, segundo comentaristas para manter as pessoas saudáveis.

Vale destacar que os heróis Bíblicos sempre associavam fé à ação: Abraão, Moisés, Davi, José do Egito, Apóstolo Paulo e os apóstolos eram homens de ação.

Observamos que até para a salvação Deus requer nossa participação, que é "crer e ser batizado".  Crer é atitude  na área espiritual, batizar é uma ação material, humana.

Para finalizar, Deus poderia salvar a humanidade sem a nossa ajuda, mas ele quer a nossa participação, quer que cumpramos o ide para evangelizar.

Portanto, como diz o apóstolo Paulo: 'a fé sem obras é morta.' O exército de Deus não é um exército de filhinhos de papai que recebem tudo na mão. É um exército de vivos e não de mortos!

Deus nos deu o livre arbítrio. Portanto, nossas tribulações, sucessos ou fracassos, dependem muitas vezes de nossas atitudes.

Vá a luta e confie em Deus que a vitória é certa.

Amém!

Pr Lúcio Barreto (pai)