Essa palavra acima não existe, mas ela define muito bem as muitas publicações negativas contra a Igreja de Cristo. Essas  publicações, infelizmente, sempre recebem inúmeras curtidas e compartilhamentos nas redes sociais, e são críticas principalmente a pastores ou cantores evangélicos. O pior é que os envolvidos, na sua maioria, são cristãos, ou seja, em dois mil anos nada mudou, o corpo continua agredindo o próprio corpo. Satanás provavelmente deve agradecer.

É preciso ficar claro que erros na igreja, não são erros da igreja. Vejo pessoas bradarem que a igreja faz isso, faz aquilo de errado, mas não é bem assim, porque dentro de cada igreja há sempre pessoas, e não são poucas,  que buscam servir a Deus com sinceridade de coração. Essas são a verdadeira igreja, e mesmo porque se dizemos que a igreja está errada, estamos dizendo que Cristo está errado, porque Ele é o cabeça da igreja.

Por outro lado, lamento que os 'cristãos' não temam, expor o corpo de cristo publicamente diante dos não crentes, pois, com isso, estão facilitando, e muito o trabalho de satanás. Duvido que um muçulmano critique publicamente sua fé. O apóstolo Paulo nas suas cartas não fazia críticas da igreja, mas críticas à igreja, ou seja, ele se dirigia diretamente à igreja e não à galera em geral para fazer demagogia.

Acredito que intimamente alguns estão é querendo justificar seus pecados, seu afastamento e apatia na obra de Deus, lançando a culpa, como Eva, nos outros, exercendo um verdadeiro farisaísmo. Talvez já não sejam os mesmos de quando se converteram e não vivam como no primeiro amor e querem lançar a culpa na noiva de Cristo. Imagine se alguém expusesse publicamente possíveis falhas de nossa noiva, e com o agravante de esses acusadores serem parentes da noiva, ou seja são irmãos em Cristo.  Como se sentirá o noivo, Jesus?!

É preciso tomarmos cuidado para não estarmos solapando as bases da igreja, levando irmãos a esfriarem e mesmo a fechamento de igrejas. Cuidado! O que mais vemos na Europa e mesmo nos Estados Unidos são igrejas fechadas e o evangelho desmoralizado, ou seja, os justos pagando pelos pecadores.

Dificilmente vejo alguém postando que foi abençoado por determinada igreja ou pastor, mesmo tendo alugado o ouvido e o tempo dele para ajudá-lo a resolver os rolos que aprontou. Quantos são ajudados diariamente pela igreja a sairem das drogas, a consertarem seus casamentos, a serem confortados num leito de hospital ou na morte de um ente querido e até nas prisões. Mesmo com falhas dentro da igreja, quantos são salvos diariamente do fogo do inferno pelo trabalho dela. É lá que recebemos o alimento da palavra e que nossos filhos são ensinados desde novinhos a conhecer a Deus e a sua Palavra. Paulo advertia as igrejas quanto aos erros, ms também reconhecia e elogiava as qualidades delas:

Ele elogiou a fé dos romanos: “Antes de tudo, sou grato a meu Deus, mediante Jesus Cristo, por todos vocês, porque em todo o mundo está sendo anunciada a fé que vocês têm.”Romanos 1:8 NVI.

Elogiou o conhecimento (BÍBLIA) e os dons dos Coríntios: “Pois nele vocês foram enriquecidos em tudo, isto é, em toda palavra e em todo conhecimento, porque o testemunho de Cristo foi confirmado entre vocês, de modo que não falta a vocês nenhum dom espiritual, enquanto vocês esperam que o nosso Senhor Jesus Cristo seja revelado.”1 Coríntios 1:5-7 NVI.

Paulo destacou a fé e o amor ao próximo dos Colossenses e Efésios: “Por essa razão, desde que ouvi falar da fé que vocês têm no Senhor Jesus e do amor que demonstram para com todos os santos, não deixo de dar graças por vocês, mencionando-os em minhas orações.”Efésios 1:15-16 NVI

Agradeceu aos Filipenses pelo auxílio na evangelização: “Em todas as minhas orações em favor de vocês, sempre oro com alegria por causa da cooperação que vocês têm dado ao evangelho desde o primeiro dia até agora.”Filipenses 1:4-5 NVI

Ele elogiou o esforço, a fé,o amor, a perseverança e  a esperança em Cristo dos Tessalonicenses: “Lembramos continuamente, diante de nosso Deus e Pai, o que vocês têm demonstrado: o trabalho que resulta da fé, o esforço motivado pelo amor e a perseverança proveniente da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo.”Tessalonicenses 1:3 NVI

Essas qualidades estão presentes na maioria das nossas igrejas, portanto irmãos, cuidado para não estarmos atrapalhando a obra de Deus. A igreja é a nuvem que está nos guiando através da orientação do Espírito Santo que é fogo que nos aquece o coração nesse deserto que é o mundo.

Não quero dizer que devemos fechar os olhos para o pecado e para as heresias dentro de algumas igrejas. Devemos alertar sim para os desvios, mas no foro próprio e não na mídia secular, diante dos incrédulos.

No mais, não devemos nos esquecer de que 'as portas do inferno não prevalecerão contra a igreja' nem contra o cabeça Senhor Jesus e seu Espírito. A igreja é, sem dúvida, a principal instituição nesta terra. Ela é essencialmente a agência de Deus aqui na terra encaminhando perdidos para o caminho da salvação eterna.
Glória a Deus!
Pr Lúcio Barreto (pai)
http://luciobarretopai.blogspot.com.br/