AUTORIDADE SIM, AUTORITARISMO NÃO

Obedeçam aos seus líderes e sigam as suas ordens, pois eles cuidam sempre das necessidades espirituais de vocês porque sabem que vão prestar contas disso a Deus. Se vocês obedecerem, eles farão o trabalho com alegria; mas, se vocês não obedecerem, eles trabalharão com tristeza, e isso não ajudará vocês em nada. He. 13.17

Podemos observar três aspectos dessa questão de obediência à autoridade.

Primeiro: Há pessoas que são rebeldes quanto ao princípio de autoridade e, por isso, sofrem consequências pelos seus atos de rebeldia. Podemos citar os israelitas no deserto que se rebelaram contra Moisés, e também, Saul que desobedeceu a orientação dada por Deus através do profeta Samuel.

Segundo: Há pessoas que consideram os líderes espirituais como representantes de Deus aqui na terra. Acham que eles são intermediários entre Deus e os homens. Tudo que fazem ou dizem deve ser aplaudido calorosamente. Portanto devem ser obedecidos em tudo sem a mínima contestação. Essas pessoas tornam-se dependentes deles para tudo: escolher que carro comprar, o nome do filho, que negócio fazer, etc.

Ai dos que discordarem. Vão ver-se com Deus. Afinal de contas se levantaram contra o ungido do Senhor. Há um auxiliar que chegou a escrever no boletim da igreja que não se deve nem rir na presença do líder. É falta de respeito. Dá ou não dá vontade de chorar. Fico imaginando Jesus numa festa de casamento e todo mundo sério. Ai de quem rir. Isso para não falar na festa no céu quando um pecador se converte, um anjo dizendo para o outro todo sério no meio da festa: viu aquele perdido converteu, vamos comemorar: argh! Só se fosse um anjo caído infiltrado.

O líder transforma-se em mito, o santo evangélico, e tome santos, são muitos. Só falta quererem eleger o primeiro papa evangélico (não sei pra que dei essa idéia- KKK).
É preciso nos lembrar de que todo convertido, todo cristão é sacerdote ungido do Senhor  (Ap 1.6; 1º Jo 2.20,27; 2º Cor. 1.21-22), e que levantar-se contra qualquer crente é levantar-se contra Deus, é pecado `(1Pe.5.3). Portanto, todos os crentes são igualmente dignos de respeito.

Terceiro: São aqueles líderes que, por inocência (má interpretação da Palavra) ou por interesses ou deslumbramento – Jimmy Swegart, pregador, disse que achava que era um anjo - aceitam essa condição de dominadores do povo de Deus.

Podemos citar o profeta Semaías que, por interesse financeiro, aliado a outros profetas, ficaram ao lado dos poderosos e tentaram impedir Neemias de reconstruir os muros de Jerusalém (Ne.6.10-14)

Entretanto, há que se fazer uma distinção, uma coisa é levantar-se contra uma pessoa, outra é levantar-se contra os atos de uma pessoa, contra atitudes antiéticas. Devemos respeitar igualmente a todos do corpo de Cristo, da família real, de Deus, mas respeitar não é concordar com toda atitude dela. Se um irmão mente, adultera, humilha alguém, rouba, calúnia, etc, não podemos compactuar com isso. Seja ele um líder ou não.

Aliás, sobre líder, veja o que diz Mateus: “Vocês não devem também ser chamados de líderes por que vocês têm um líder, o Messias. Entre vocês, o mais importante é aquele que serve os outros. Quem se engrandece será humilhado, mas quem se humilha será engrandecido. Mt. 23.10-12”

Não vejo como contradição entre essa passagem e aquela citada inicialmente, de Hebreus. Aqui,  Mateus está advertindo quanto ao desejo de mando, de domínio sobre o rebanho do Senhor.

Vamos ver algumas passagens Bíblicas em que aparece a relação com a autoridade:

·  Ai de Neemias se tivesse obedecido ao profeta vendido, Semaías, entrando no templo, o que lhe era proibido. Ele ainda clamou o juízo de Deus sobre todos os profetas que tentavam intimidá-lo para não reconstruir o muro.  (Ne. 6. 10-14)
·  Ai do  Sacerdote ( comentaristas creem que era Sumo sacerdote)  Eliasibe que deu um cômodo do Templo para seu parente, Tobias, morar e Neemias, quando soube disso, atirou os móveis dele fora e tomou posse e consagrou o cômodo novamente a Deus. NE.13.8
·   Ai do povo Judeu, se as parteiras hebréias não tivessem desobedecido e mentido para a autoridade, no caso Faraó, quanto a ordem dele para matar todos os filhos homens que nascessem. Elas foram até recompensadas por Deus. Ex. 1.15-22
· Ai de Amós, um camponês, se não tivesse chamado a atenção do profeta, como Deus lhe ordenara. Amós 7. 14-17 
·   Ai de José do Egito, se ele não tivesse resistido à sua patroa, esposa de Potifar.
·  Ai dos três reis magos, se não tivessem desobedecido a Herodes, deixando de dizer-lhe onde estava Jesus recém-nascido.
·    Ai de Davi, se não houvesse desobedecido  Saul, tendo fugido dele e formando seu próprio exército. Na verdade, Davi tornou-se um desertor.
·   Ai de Davi, se não tivesse comido o pão da proposição, que era consagrado para ser comido só pelos sacerdotes, pois teria morrido de fome.
·  Ai do apóstolo Paulo, que depois de ter um encontro com Jesus, não passasse a desobedecer ao sumo sacerdote, e ao invés de perseguir os cristãos passasse a apoiá-los. At.9.
·    Ai de Balaão, mais burro que uma mula, que teve que ter sua atenção chamada por ela.
·    Ai de nós, se Lutero não tivesse se levantado contra as autoridades religiosas da sua época, que exploravam os fiéis e mergulhavam o povo na idolatria.
·  Ai de todo convertido, se não tivesse aceitado Jesus, em desobediência as suas antigas autoridades religiosas: padres, bispos, papa, pai de santo, etc. Assim, todo crente está em desobediência a sua antiga autoridade religiosa. Ainda bem.
· Ai de Sadraque, Mesaque e Abednego se não tivessem desobedecido a Nabucodonosor
   Ai do apóstolo Pedro e os outros apóstolos não tivessem dito ao Sinédrio: “...importa obedecer a Deus do que aos homens”. At. 5.29 e At 4.18-19

·  Ai de nós, se Jesus não tivesse encarado as autoridades religiosas: escribas e fariseus. E também João Batista que advertiu Herodes e as autoridades religiosas da sua época, quanto à necessidade do arrependimento.

A conclusão a que podemos chegar é que devemos obedecer, honrar e respeitar as autoridades. Contudo, pelos exemplos dados, vemos que não é uma obediência cega. Isso só a Jesus! Não é ir contra a autoridade, mas contra algumas de suas ações. Não devemos ir contra o princípio de autoridade, mas ir contra autoritarismo sem princípio.

Que o Espírito de Jesus nos oriente para não sermos rebeldes, mas também não sermos coniventes com o erro, ou seja, com o pecado, mesmo que seja cometido em nome de Deus.

Amém!