É O FIM DO MUNDO?


O mundo está próximo da hora final? Os cabalistas, astrólogos, adeptos de Nostradamus, o homem do povo e até os cientistas; todos são unânimes em afirmar que o fim deste mundo está bem próximo.


De vez em quando surge a murmuração e até profecias de que o mundo vai acabar em determinada data. Isso aconteceu, por exemplo, na virada do milênio quando muitos usavam a seguinte frase  "de um 1000 passará, mas a 2000 não chegará". Alguns alarmados comentavam que ia ocorrer o "bug do milênio”, ou seja, acreditavam que os computadores não estavam preparados para virar um milênio em que todos eles iriam parar. Achavam que haveria consequências imprevisíveis e até acidentes aéreos porque os aviões iriam parar. Enfim, previam o caos. Muitas pessoas entraram em pânico, outras fazendo dívidas crendo que não teriam que pagar, já que o mundo ia acabar. Aqueles mais engraçadinhos, brincavam dizendo que iam deixar as dívidas para o anticristo pagar.


São variados os motivos porque alguns acreditam que o mundo está para acabar em determinado dia: é algum fenômeno da natureza como tisunami, terremotos, pandemias, ou é alguma ameaça de guerra, ou é uma profecia que alguém revelou, ou é o calendário Maia que dizia que o mundo ia acabar no dia 21 de dezembro de 2012. 


Além do mais, para criar mais pânico,  os cientistas criaram há alguns anos o chamado Relógio do Apocalipse para sinalizar se as probabilidades do fim do mundo estão se aproximando ou se afastando.  Quanto mais próximo da meia noite do dito relógio, maior é a probabilidade do fim e de vez em quando eles vão lá e adiantam os ponteiros em um minuto e, ultimamente, o suposto relógio está marcando cinco minutos para a meia-noite, que é considerada a hora fatal. Para “ajustar o relógio”,  o Boletim de Cientistas atômicos utiliza três fatores principais: arsenal nuclear, mudança climática e biosegurança. Aliás, alguém já disse que os cientistas acreditam muito mais no apocalipse, do que a maioria dos crentes.


Vamos ver o que a Bíblia diz sobre o fim dos tempos, ou seja, sobre a volta de Jesus:

““Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai. Como foi nos dias de Noé, assim também será na vinda do Filho do homem.

“Portanto, vigiem, porque vocês não sabem em que dia virá o seu Senhor.”Mateus 24:36-37, 42 NVI


Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor. Mateus 24:42


Irmãos, quanto aos tempos e épocas, não precisamos escrever-lhes, pois vocês mesmos sabem perfeitamente que o dia do Senhor virá como ladrão à noite. Quando disserem: "Paz e segurança", então, de repente, a destruição virá sobre eles, como dores à mulher grávida; e de modo nenhum escaparão. 1 Tessalonicenses 5:1-3


Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir   Mateus 25:13


Fica claro na palavra de Deus que o dia final não é do conhecimento da humanidade. Entendemos que há alguns sinais visíveis de que o fim não está muito longe. No entanto, dizer que é no dia tal, no ano tal é apenas mera especulação. Além do mais, os cientistas - pessoas que admiro como cientistas – não conseguem nem comprovar empiricamente como o mundo foi criado, como podem saber como e quando  será o fim do mundo. Eles têm apenas teorias, e se é teoria falta ser comprovada para se tornar fato.


Além do mais, como vimos na Bíblia, Jesus disse que nem os anjos sabem e que somente Deus sabe quando será o fim, e, portanto, acreditar que  iria revelá-lo para os indígenas Maias da América central, para os cientistas, ou para quem quer que seja é demais.


A verdade é que realmente o fim do mundo chega diariamente para milhares de pessoas que partem para a eternidade porque chegou a hora delas: “E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Lucas 12:19-20


Esse é o grande paradoxo da humanidade, somos mortais, e podemos viajar para a eternidade a qualquer momento: para a área de fumantes, ou não fumantes, como já disse alguém.


Portanto, vivamos como se o mundo fosse acabar hoje ou amanhã, ou seja, estejamos sempre preparados, de malas prontas, com a nossa vida em ordem, se quisermos partir para junto do Senhor. E o passaporte para a glória já foi providenciado por Jesus. A nós compete apenas crer e reconhecer que Ele morreu e ressuscitou para nos salvar. Logo, vivamos confiantes, sem temor da morte como o Apóstolo Paulo, sabendo que morrer, para quem está firmado em Cristo, é lucro: 

“porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro.” Fil 1:21 NVI


Pense nisso!

Glória a Deus!

Pr Lúcio Barreto (pai)


)