JESUS NÃO FOI ENGANADO QUANDO NOS COMPROU


“Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo.”1 Coríntios 6:20 NVI

“Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os designou como bispos, para pastorearem a igreja de Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue.” Atos 20:28 NVI

“Vocês foram comprados por alto preço; não se tornem escravos de homens.”  1 Coríntios 7:23 NVI


Os versículos acima dizem que Jesus nos comprou  “por alto preço, ou seja, com seu próprio sangue”, portanto somos propriedade eterna d’Ele, pois não nos comprou para vender depois com lucro. Jesus também não vai desistir da compra porque a mercadoria está com defeito, pois não foi enganado por um vendedor sagaz, satanás, quando nos comprou. Satanás iludiu Adão e Eva com mentiras, mas Jesus sabia muito bem  o que estava adquirindo. Sabia que éramos uma mercadoria de segunda, cheia de defeitos, pecadores contumazes: mentirosos, adúlteros, invejosos, egoístas, gananciosos, soberbos sentindo-se donos do mundo, e muitos defeitos mais. 

Mas Ele, mesmo assim, nos adquiriu na condição em que nos encontrávamos porque nos ama e sabia que, com a orientação do Espírito Santo e da Bíblia sagrada, nos tornaríamos seres maravilhosos, enquanto satanás só queria ver nossa derrota. Nós temos uma grande expectativa em Deus e Deus tem uma grande expectativa  em nós. 

CSLewis no livro “O problema do sofrimento”, reflete sobre esse amor incondicional de Deus, que trabalha para nos transformar de pessoas indigestas em filhos amáveis. CSLewis compara esse amor com o amor do ser humano por um animal. Diz que essa comparação é “uma relação frequentemente usada nas Escrituras para simbolizar a relação entre Deus e os homens, e cita o Salmo 100.3b ‘Somos o seu povo, e rebanho do seu pastoreio’.

CSLews, nesse sentido, faz uma comparação com um homem que adquire um cão selvagem, e é preciso que ele amanse esse cão para que possa amá-lo, e vice-versa. O homem, diz CSLewis, interfere na natureza do cão e torna-o mais passível de amor. O mesmo acontece com o homem natural. Quando ele se converte, passa a ser orientado por Deus para mudar seus velhos hábitos culturais mundanos, para hábitos culturais espirituais do seu novo Pai, deixando o egoísmo e todo pecado e buscando amar mais a Deus e ao próximo.

Continuando nessa analogia que CSLewis faz com os animais, podemos comparar muitos de nós com um cavalo trotão, ou seja, aquele animal que só anda socando, aos trancos, sendo, com isso, muito desconfortável para o cavaleiro. Por outro lado, outros de nós somos como um animal marchador, que anda macio, sendo agradável ao seu dono. Há pessoas que compram um animal rebelde e trotão, e, submetendo-o a disciplina transformam-no em um animal marchador e dócil. Assim age o Senhor conosco, nos disciplina para marcharmos em vitória junto com Ele.

Portanto quanto mais demoramos para passar do estado natural do velho homem para o estado espiritual, transformados em pessoas amáveis, mais continuamos sendo disciplinados: O açoite é para o cavalo, o freio, para o jumento, e a vara, para as costas dos insensatos. Pv 26.3

Portanto, se Jesus nos comprou mesmo sem merecermos, se Deus nos ama apesar da nossa condição de caídos, o mínimo que podemos fazer é agarrar-nos com o Senhor Espírito Santo e com a Palavra de Deus buscando entendimento para não levarmos a vida espiritual aos trancos e assim passarmos a marchar firmemente para nos tornarmos amáveis para com Deus, ou seja, procurarmos corresponder ao grande amor de Deus: Não sejais como o cavalo ou a mula, sem entendimento, os quais com Freios e cabrestos são dominados; de outra sorte não te obedecem. Sl 32.9

Obrigado Jesus porque não viu quem nós éramos, mas quem nós seríamos, ou seja, futuros membros da família de Deus pela Sua misericordiosa graça. Que Deus realize nossos sonhos e que possamos também realizar os sonhos que Deus tem para nós

Glória a Jesus!

luciobarretopai.blogspot.com.br