"SEU SONHO ACABOU" OU "VOCÊ TEM UM SONHO"?

Quando nascemos somos alvos de toda atenção e cuidados, nos dão carinho, banho quentinho, mamadeira, beijos, etc. Somos tratados como reis e achamos que somos o centro do mundo e que tudo gira em torno de nós.
Com o passar do tempo, as coisas vão mudando. Na escola começam os atritos, o bullyng, as cobranças e logo a seguir vêm as responsabilidades e as desilusões da vida adulta. Em outras palavras, vamos sendo destronados aos poucos do nosso reinado infantil.
Daí para a frente, passamos o resto da vida tentando voltar ao trono, ser novamente o centro do mundo. Alguns se esforçam para angariar a simpatia dos professores, do patrão, dos pais ou do cônjuge; e outros, mais radicais, agem ao contrário, se rebelam, também querendo atenção.
Nesse afã da aceitação queremos subir na vida, queremos escalar as montanhas do sucesso e lá sermos admirados, invejados, enfim, para sermos novamente o centro das atenções perdidas depois da infância.
Um dos sacrifícios mais constantes, na busca insana do sucesso material, é o afastamento da família, do convívio familiar. Renunciamos férias, feriados, e muitas vezes os filhos crescem e nós nem percebemos. Muitos têm perdido literalmente o cônjuge ou filhos, ou ambos nessa corrida desenfreada para alcançar o topo. Esforçam-se tanto na jornada que vivem ansiosos, sem paz e acabam perdendo também a saúde. Como já disse alguém: perdem a saúde tentando ganhar dinheiro, depois passam a outra parte da vida gastando dinheiro e tempo para recuperar a saúde.
Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono. (Salmos 127:1-2)
Precisamos nos dedicar menos ao ativismo secular e nos dedicar mais ao ativismo espiritual. Afinal de contas, como já disse em outro artigo meu, nós não podemos ser apenas simpatizantes, mas militantes da causa de Cristo.
Se não buscamos a presença constante de Deus em nossas vidas, despendemos esforços e precioso tempo para chegar ao topo da montanha do sucesso e, quando lá chegamos, se chegamos, vemos que o esforço, as renúncias, não valeram a pena, nos sentimos frustrados.

As pessoas que passaram pela chamada EQM- experiência de quase morte — dizem que o maior arrependimento, naquele momento, é de ter trabalhado demais e vivido menos. Veja o que a palavra de Deus diz sobre isso: "Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. (1Timóteo 6:10 ARC)"
Pessoas que chegaram ao topo do sucesso, como astronautas, empresários, cantores, jogadores de futebol, atores e outros, perceberam que perderam o sentido da vida depois que alcançaram seus objetivos e ficam, por isso, desorientadas e  decepcionados.
Em entrevista coletiva em 2009, no Rio de Janeiro, Buzz Aldrin, o segundo homem a pisar na Lua, revelou: “Não demorou para eu descobrir que o desafio para mim não era ser um operador indo à Lua. Era voltar e ser uma pessoa aqui na Terra”. Foi nessa época que comecei a beber, e os sintomas da depressão começaram a aparecer. Foi um período obscuro da minha vida. Quase uma década de improdutividade
Edson Franco
Edson Franco é jornalista, editor de ISTOÉ Online e da revista 2016 e co-autor do livro "Música Popular Brasileira Hoje" (Publifolha

A verdade é que nosso socorro não vem da montanha que galgamos, do nosso sucesso na família, com os amigos, na carreira, etc., nosso socorro vem do Senhor: "Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra. (Salmos 121:1-2)"
Nas competições olímpicas e na vida, até no casamento,  vemos pessoas obstinadamente tentando superar o seu próximo ou a si mesmas, enquanto Deus nos chamou para amarmos o nosso próximo e sermos colaboradores uns com os outros. Queremos ser o melhor em tudo, e até dentro da igreja vemos essa disputa: quem é o melhor cantor, quem é o melhor pregador, quem conhece mais a Bíblia, enfim, e até disputam qual igreja é melhor, a minha ou a sua? Como se não fôssemos todos membros do corpo de Cristo: "Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Fl 2.3"

Já há no mundo uma campanha contra o ativismo, é a chamada Slow Down. Pregam que devemos  comer e beber com calma, dar tempo para saborear os alimentos, desfrutar da sua preparação, em família, com amigos, sem pressa e com qualidade. Alguns países têm diminuído a carga horária semanal de trabalho e têm obtidudo melhores resultados na produção. Guimarães Rosa disse que: Deus é a paciência e o diabo é a pressa”

Uma das diferenças entre a vida material e a vida espiritual, é que na vida material, a medida que o tempo passa, vamos sendo destronados, e mesmo que alcancemos o topo das mais altas montanha, um dia todos vamos ter que descer no fim de nossas vidas. Já na vida espiritual, pelo contrário, a cada dia que passa mais caminhamos para o topo, para a vida eterna com Jesus. Em outras palavras, com Deus "nós temos um sonho", sem Deus "o sonho acabou".
Precisamos urgentemente deixar a obsessão somente pela conquista do reino terreno e voltarmo-nos para alcançar o direito ao reino eterno. É importante conectarmos nossas aspirações materiais com a espiritual. Um grande exemplo de que a conquista material não pode sobrepujar o amor ao próximo foi dado por Dan Mazur e sua equipe. Eles  haviam se preparado durante meses para escalar o monte Everest de 8.800 metros de altura. Anualmente pessoas morrem ou desaparecem tentando alcançar o topo. Eles estavam a menos de 300 metros do cume, ou seja, a menos de duas horas para alcançar a tão sonhada conquista do topo do monte, quando Dan Mazur viu algo brilhando sobre uma pedra e se aproximou e viu que era um homem. Ele estava totalmente debilitado e fora deixado pela sua equipe porque seus sinais vitais já não respondiam mais. Muitas equipes fazem isso, mas Dan e seus amigos optaram pela vida, -que nem sabiam se salvaria, mas que felizmente acabou acontecendo- e decidiram que o amor é mais importante que o sucesso material. Que tenhamos nossos corações quebrantados e sigamos o exemplo dessa maravilhosa equipe do amor cujo troféu foi a salvação da vida de um pai e esposo. Que busquemos ser ativistas e não procrastinadores no Reino de Deus e, assim,  alcancemos o troféu de muitas vidas para o Senhor.
Finalmente, vale dizer que a única montanha que Jesus escalou foi o Monte Calvário,  o pódio que Ele conquistou foi a cruz e o troféu que teve são as vidas que se rendem a Ele  em amor. Você já se entregou a Ele?
Que o Espírito de Jesus nos ajude para que possamos sempre linkar nossos sonhos com os sonhos de Jesus e que sejamos, como disse, ativistas de Jesus e não simplesmente simpatizantes de Jesus.
Amém!
luciobarretopai.blogspot.com.br