ORGULHOSO, EU?!
Tenho até orgulho de tão humilde que sou!

Um dos maiores problemas do orgulhoso é que ele nunca se julga orgulhoso. Pensa que sabe tudo, que está no caminho certo, e não precisa do conselho de ninguém, nem dos pais, nem do professor, nem do pastor e nem  mesmo de Deus. A pessoa mais perdida é aquela que acha que está no caminho certo e não está. Assim são os orgulhosos e muitos pecadores.

Eles erram o caminho por causa do dinheiro, da cobiça e do sucesso em geral e tornam-se orgulhosos, afastando-se de Deus. E acabam colhendo a Própria ruína e de muitos em torno de si. Por isso vemos que os grandes empresários, a maioria dos que se julgam intelectuais e aqueles que alcançam fama são os que mais contestam a existência de Deus, pois acham que se bastam, que são Deus. O orgulho cega as pessoas, não deixando que elas enxerguem a verdade. Só enxergam a si mesmas, ou seja, o próprio umbigo. Acham que o mundo gira em torno delas e que foi feito só para elas. Não é atoa que dizem que a palavra mais falada no mundo é " eu ", ou como disse o "filósofo" professor Girafális, do programa do Chaves: "Eu só errei uma vez. Foi quando achei que estava errado".

É preciso fazer uma ressalva, o orgulho não é privilégio dos ricos, pois há muitas pessoas de sucesso que são humildes, e há muitos fracassados que são um poço de orgulho.

Muitas pessoas não aceitam Jesus por orgulho, pois aceitar Jesus como Senhor e Salvador da sua vida é um ato de humildade.  É abandonar a presunção de querer ser dono do seu próprio nariz, de ser seu próprio Deus. É entregar a direção do seu futuro nas mãos de outro, o que eles não aceitam, mesmo que seja para Jesus..

Não querem abdicar do seu pseudo reino para dizer como na oração do Pai  Nosso:  " venha a nós o nosso vosso reino". Alguns, ao invés de aceitar viver no Reino de Deus, querem que Deus viva no Reino deles. Não aceitam fazer o que Deus pede, mas querem que Deus faça o que Desejam. Não aceitam abdicar de ser rei da própria vida sentimental, querem como Sansão, namorar e casar com quem bem entenderem, mesmo que seja um incrédulo. Não querem abdicar de dirigir, mesmo que fraudulentamente, a própria vida financeira, trapaceando, enganando o fisco e escondendo o dízimo. Na carreira profissional, mentem para o patrão, ou pisam nos colegas ou empregados para construirem seu próprio reino. Querem reinar sobre o próprio tempo, correndo incansavelmente atrás do sucesso, sem tempo para oração, leitura da palavra,  sem tempo para a igreja e sem tempo para Deus. Enfim, fazem o possível para construir um reino que no final, sem Jesus reinando, não passa de um castelo de areia, de uma casa sobre a areia.

Satanás ainda fez pior com seu orgulho, ele achava que era maior que Deus, e Adão e Eva, seguindo a mesma linha, enganados pela serpente, acharam que poderiam ser igual a Deus, e deram-se muito mal todos eles.

Os orgulhosos rejeitam a Jesus porque teriam que parar de dirigir as próprias vidas pelas suas cartilhas e passar a dirigi-las pela cartilha de Jesus: a Bíblia sagrada. E isso é tudo que eles não querem, ou seja, que alguém como Espírito Santo de Deus dirigindo as suas vidas. Afinal, eles se julgam autossuficientes e gostam é de dirigir a vida dos outros, e não o contrário. Como disse Agostinho: Foi o orgulho que transformou anjos em demônios, mas é a humildade que faz de homens anjos.

O orgulho é o pai da maioria dos pecados. Dois deles são rebeldia e murmuração contra aqueles que querem ajudá-los, aconselhando-os. Murmuram contra a igreja, contra o pastor, contra o irmão, contra a Bíblia e até contra a Deus. Foi o que fizeram os israelitas  no deserto:
“Então, o Senhor disse a Moisés: Torna a pôr a vara de Arão perante o Testemunho, para que se guarde por sinal para os filhos rebeldes; assim, farás acabar as suas murmurações contra mim, e não morrerão.”  Números 17:10 ARC95

É preciso ter cuidado com o orgulho, pois ele pode levar a perder bênçãos. Foi o caso de Naamã. Ele era leproso e foi procurar profeta Eliseu buscando a cura. Eliseu nem saiu de dentro de casa e mandou um recado para ele dizendo que se banhasse sete vezes Rio Jordão. Ele era comandante do exército do rei da Síria, era muito respeitado e honrado pelo seu senhor, pois por meio dele o Senhor dera vitória à Síria (2 Reis 5.1), E, por causa dessa sua posição de destaque, sentiu o seu orgulho ferido e rebelou-se e murmurou contra Eliseu e até contra o fato de ter que se banhar no rio Jordão:
."Mas Naamã ficou indignado e saiu, dizendo: “Eu estava certo de que ele sairia para receber-me, invocaria em pé o nome do Senhor, o seu Deus, moveria a mão sobre o lugar afetado e me curaria da lepra. Não são os rios Abana e Farfar, em Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Será que não poderia lavar-me neles e ser purificado?” E foi embora dali furioso.”2 Reis 5:1, 11-12 NVI
Se não fosse a intervenção dos seus servos que o aconselharam a fazer o que o Profeta mandara, ele teria perdido a bênção. Naamã foi salvo da lepra porque desceu do pedestal e ouviu os humildes, por isso não podemos desistir de pregar a palavra, mesmo diante do orgulho.

Muitos são os exemplos, na Bíblia Sagrada, de pessoas orgulhosas que se deram mal. Alguns até começaram bem e foram elogiados, mas o sucesso subiu-lhes à cabeça e o orgulho arruinou-as.

Contudo, quero tomar um exemplo de que Deus atende aos humildes e não aos orgulhosos. É a passagem do fariseu e o publicano que foram ao templo orar. O fariseu ressaltava suas inúmeras qualidades, listando-as uma a uma, dizendo que não era como os outros homens pecadores, nem mesmo com aquele Publicano. O publicano humildemente não tinha nem coragem de levantar os olhos para o céu e pedir a Deus que tivesse misericórdia dele, pois era um pecador. O publicano foi justificado e o fariseu não:
““Eu digo que este homem, e não o outro, foi para casa justificado diante de Deus. Pois quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado”.”Lucas 18:14 NVI

Conta-se a história de um professor de escola dominical que estava ensinando sobre essa passagem bíblica acima, e no final do estudo foi orar e disse: "Senhor, graças te damos porque não somos como aquele fariseu". A classe não se conteve e caiu na gargalhada, porque ele estava agindo exatamente igual ao fariseu, ao se exaltar. Portanto, precisamos tomar cuidado porque o orgulho é um pecado muito sutil. O orgulhoso nunca acha que é orgulhoso.
Quero encerrar dizendo que o orgulho e a humildade são contagiosas. Podem amaldiçoar, ou abençoar aqueles que nos cercam. Adão e Eva eram humanos e quiseram ser igual a Deus e causaram enormes problemas para toda humanidade. Já Jesus era Deus e tornou-se humildemente humano para abençoar a humanidade.
Não permita que o orgulho impeça Jesus de reinar em sua vida, levando-o a perder bênçãos aqui e agora, ou mesmo a ficar fora do Reino de Deus na eternidade. Que possamos ser humildes como Jesus foi e, além de nos salvar, levar a gloriosa salvação de Jesus a muitos. Que Deus nos ajude a não sermos orgulhosos, mas que possamos servir de orgulho para nossos familiares, para a sociedade e especialmente para o Senhor nosso Deus. Que nos orgulhemos, sim, de podermos ser chamados filhos de Deus em Cristo Jesus.
Pense nisso!
luciobarretopai.blogspot.com.br