“Porque Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. E, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.” Gênesis 3:5-6

Quando observamos o livro de Gênesis, percebemos que o pecado de Adão e Eva foi o consumismo. A palavra comer, quer dizer, consumir, aparece quatro vezes nos dois versículos acima e aparece 13 vezes nesse capítulo três.
Percebemos que satanás iludiu Eva com a mentira de que se ela consumisse aquele fruto seria igual a Deus, ou seja adquiriria poder, e, por causa disso, até hoje as pessoas associam comprar, ou seja consumir, a ter poder.
Assim as pessoas buscam ter o melhor carro, a melhor casa, as melhores férias, os melhores móveis, as melhores escolas para os filhos, e assim por diante. Compram, compram e compram para se sentirem superiores aos amigos, colegas de trabalho, vizinhos, etc:
Pois tudo o que há no mundo — a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens — não provém do Pai, mas do mundo. 1 João 2:16

Alguém disse o seguinte:
CONSUMISMO É...
Comprar o que não precisa,
Com o dinheiro que não tem,
Para impressionar pessoas que não conhece,
A fim de tentar ser uma pessoa que não é.

PARODIANDO: 
Eva e Adão comeram  o que não precisavam,
Sem autorização que não tinham, 
Para impressionar pessoa que não conheciam ( a serpente), 
A fim de tentar ser pessoas que não eram (Deus)
Com o desejo de posse, ficou instituída a competição motivada pela inveja, ao invés da colaboração entre os seres humanos.
De um modo geral, as pessoas têm sede de possuir o mundo, de ser donas do mundo. Não é à toa que vivemos numa sociedade chamada " sociedade de consumo ":
“Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros nos céus, onde a traça e a ferrugem não destroem e onde os ladrões não arrombam nem furtam. Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração. (Mateus 6:19-21 NVI)
Dizem que o que nos falta é que nos faz felizes, foi o caso de Adão e Eva, pois tinham tudo, mas quiseram a única coisa que não podiam ter. E, como eles,  muitos têm sido consumidos pelo consumismo, na ilusão de serem felizes, de terem poder.
Famílias têm sido consumidas, lares desfeitos porque o cônjuge, ou os cônjuges, não têm mais tempo um para o outro e nem para os filhos. Vemos também pessoas com a saúde abalada pelo estresse causado pela incansável busca do sucesso a qualquer custo. Amizades são desfeitas pela inveja, cobiça, e assim por diante.
Infelizmente esse mal contagiou também alguns setores da igreja, e muitos cristãos andam em busca do sucesso em primeiro lugar e o Reino de Deus em segundo, invertendo o que disse Jesus: “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês.”Mateus 6:33 NVI
Simultaneamente, alguns líderes religiosos acenam insistentemente com a promessa de sucesso imediato em todas as áreas da vida, especialmente na financeira. Claro que Deus quer nos ver saudáveis e felizes, mas é Ele quem decide quando, onde e como.
A cobiça consumista tem graves consequências para nossas vidas, e a primeira delas é nosso distanciamento de Deus, porque quanto mais nos apegamos ao mundo, mais nos afastamos do senhor. Foi o que aconteceu com Adão e Eva, esconderam-se de Deus:
E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim. Gen 3.8-9
Outra consequência é que o consumismo é como um vírus, e contagia outros, assim como Eva contagiou Adão,  ele consequentemente contagiou toda a humanidade. Aliás, esse é o marketing principal dos alardeadores da teologia da prosperidade, ou seja, exibir alguns que alegam ter alcançado  o sucesso, dizendo que se eles conseguiram,  você também pode.
Mas, quando o sucesso não vem, arranjam inúmeras  desculpas, e chegam ao cúmulo de culpar até Deus, como fez Adão: “Disse o homem: “Foi a mulher que me deste por companheira que me deu do fruto da árvore, e eu comi”.”Gênesis 3:12 NVI
Finalmente, o amor ao dinheiro pode levar ao afastamento de Deus e da igreja, como ocorreu com Adão e Eva que foram expulsos do paraíso.
É claro que Deus não é contra o nosso sucesso, o que ele não quer é que o dinheiro tome o lugar dEle nas nossas vidas. Que o dinheiro seja nosso servo e não nosso Deus.
Saiba que: “pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram com muitos sofrimentos.” 1 Timóteo 6:10 NVI
Pense nisso!
Pr Lúcio Barreto (pai)
http://luciobarretopai.blogspot.com.br