Qual é nossa missão no reino de Deus, e como a temos executado? Com eficiência ou displicentemente? Infelizmente muitos de nós temos sido negligentes em nossa participação como membros no corpo de Cristo.

Há pessoas de outros credos e mesmo na vida secular que se empenham muito mais do que a maioria dos cristãos para defender sua fé ou seus interesses. Como exemplo vemos na mídia constantemente pessoas que não só vestem a camisa da fé que professam, mas vestem coletes cheios de bombas e se explodem dando o sangue literalmente por aquilo em que acreditam.

No mundo secular há pessoas que se dedicam de corpo e alma na defesa do sucesso de seus projetos pessoais. Há, por exemplo, atores famosos americanos que fazem questão de participar das cenas, mesmo as mais arriscadas, sem dependerem de dublês, em busca da perfeição na profissão que abraçaram.

Será que  temos paixão pela causa de Cristo como alguns torcedores de futebol que fazem verdadeiras loucuras por seus time, ou somos como outros torcedores que dizem ter preferência por determinado time, mas não  vão ao estádio, não sabem nem o dia que seu time joga, não conhecem as regras  do futebol e não sabem sequer o nome da maioria  dos jogadores, enfim não sabem nada sobre o time.

Há cristãos que agem do mesmo jeito: raramente vão à igreja, não sabem as programações, não conhecem os princípios do evangelho, pois quase não lêem a Bíblia e assim como aqueles torcedores que não conhecem os jogadores do seu time, não sabem nem os dez mandamentos. Um pastor contou que foi tirar o visto para os Estados Unidos e, dizendo-se pastor e que iria àquele país para pregar, o entrevistador pediu que ele então falasse quais eram os dez mandamentos e o pastor não soube e, consequentemente, teve o visto negado, além de ter sido envergonhado. Deveríamos fazer como os verdadeiros apaixonados por seu time, vestir a camisa da causa de Cristo

 Será que somos meros simpatizantes, ou militantes do corpo de Cristo? Será que somos jogadores do time de Jesus, ou somos apenas displicentes torcedores? Talvez estejamos até em campo, mas jogando só na defesa. Tentamos nos livrar de todos ataques de satanás e suas hostes.  Pelejamos para impedir que ele faça gol constantemente em nossas vidas, ou seja, que nos leve a mentir, adulterar, drogar, enfim, fazermo-nos amigos do mundo e inimigos de Deus. Só que o maldito, muitas vezes, vem ganhando de balaiada, mais que sete a um. Isso porque não conhecemos, ou ignoramos as regras do jogo contidas na Palavra de Deus. Jesus espera que passemos de meros defensores do evangelho a atacantes dentro da área de satanás.

Será que temos cumprido nossa missão no corpo de Cristo, ou será que nem sabemos qual é nossa posição em campo, e jogador que não sabe a sua função em campo, compromete toda a equipe. Alguém pode ter determinado dom dado pelo Espírito Santo, mas existe uma missão que é comum a todo cristão, bem como a todo jogador, que é fazer gol no inimigo; ou  seja a pregação da palavra, quer seja do púlpito ou pessoa a pessoa. Quando fazemos isso estamos dando a prova de nosso amor ao próximo.

Que saiamos da defesa e partamos para o ataque, quem não faz gol leva. O campeonato já foi ganho, pois o Senhor Jesus está à frente do seu time.

Apesar de reconhecer que muitos têm falhado na sua missão, devemos nos espelhar nos muitos exemplos na Bíblia Sagrada de pessoas que se dedicaram incansavelmente  e com determinação à causa do evangelho.

Veremos algumas características daqueles que abraçam a sua missão no reino de Deus. A principal e fundamental característica, sem a qual é impossível fazer a obra com eficiência e eficácia, é ser cheio do Espírito Santo: “Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra”.”  Atos 1:8 NVI

Quem está cheio do Espírito Santo não consegue se calar e tem urgência de proclamar o reino. Um exemplo disso é o apóstolo Paulo que tão logo se converteu a Jesus, não esperou autorização e logo começou a pregar: "E, tendo comido, ficou confortado. E esteve Saulo alguns dias com os discípulos que estavam em Damasco. E logo, nas sinagogas, pregava a Jesus, que este era o Filho de Deus. Todos os que o ouviam estavam atônitos e diziam: Não é este o que em Jerusalém perseguia os que invocavam este nome e para isso veio aqui, para os levar presos aos principais dos sacerdotes?” Atos 9:19-21 ARC. Que não precisemos cair e ficar enfermos como Paulo cego, para nos tocarmos e partirmos para nossa missão.
Que o Senhor esteja conosco!
Pr Lúcio Barreto (Pai)
http://luciobarretopai.blogspot.com.br